Dia do Servidor Público: mais de três décadas de dedicação à sociedade

Roberto Luiz Búrigo, engenheiro ambiental e sanitarista, atua diretamente nos bairros de Criciúma

Foto: Simone Costa/ Prefeitura de Criciúma
- PUBLICIDADE -

Criciúma

Responsável por atender o anseio da população, o servidor público contribui efetivamente com o crescimento e desenvolvimento do município, estado ou país através das suas ações diárias. Nesta quarta-feira, 28, o dia é dedicado a esses profissionais, que atuam a serviço da sociedade, e em busca de melhorias em diversas áreas de atuação, como segurança, educação, saúde e social.

- PUBLICIDADE -

Em Santa Catarina são mais de 161 mil servidores públicos, destes, 88.015 estão ativos, 58 mil inativos e cerca de 15 mil constam como pensionistas. Nas 12 cidades que compõem a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), são aproximadamente 12 mil trabalhadores no poder público. Em todo o Brasil, são 1.131.197 profissionais que se dedicam à demanda da sociedade.

Um deles é Roberto Luiz Búrigo, que há mais de três décadas atua como engenheiro ambiental e sanitarista na Prefeitura de Criciúma. Ao longo desse período, o servidor contribuiu com a melhoria de diversos bairros do município. “Eu comecei no dia 21 de outubro de 1987. Quando eu entrei a prefeitura já era o Paço Municipal. Trabalhávamos às 7h no pátio de máquinas, onde é o Burguer King hoje. Atuávamos nas frentes de trabalho e fazíamos projetos, esses projetos eram feitos em desenhos nanquins e os contratos eram batidos em máquinas datilográficas. Também exercíamos algumas atividades parecidas como as de atualmente”, relata.

Mudanças

Com o passar dos anos, diversas mudanças puderam ser notadas pelo engenheiro, mas, sem dúvidas, a tecnológica é a mais perceptível. “O nosso trabalho exigia uma demanda de pessoas porque tudo era feito manualmente. A partir de 1998 começou a ser introduzida a parte digital, os computadores, a parte de automatização, onde tornou mais eficientes e rápidos os trabalhos. Com relação à tecnologia, hoje tudo se faz por email, celular, todas essas ferramentas que são empregadas facilitam o serviço”, acrescenta o servidor.

Ainda conforme Búrigo, no início da jornada profissional como servidor público atuava na elaboração e execução de projetos. “Hoje estou na coordenação, mas ainda faço parte da fiscalização de algumas obras, também de resíduos sólidos, coleta de resíduos da saúde, elaboração de projetos terceirizados. Antes eu atuava mais em bairros, execução de drenagem e microdrenagem”, comenta.

Búrigo é um dos tantos servidores públicos que buscam oferecer diariamente o melhor para a sociedade. “A parte de saúde sanitária é muito importante. E quando a gente vê algo realizado ou sendo executado que você participa ativamente, o resultado é bom, traz melhorias e qualidade de vida para toda a sociedade”, finaliza.

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.