Dia das Mães é para celebrar e valorizar a presença nos lares

A data que surgiu no século passado é sempre recordada no segundo domingo do mês de maio

Foto: Ilustrativa

- PUBLICIDADE -

Um dos dias mais importantes chegou. Anualmente todo o segundo domingo do mês de maio é reservado para celebrar uma das personagens mais importantes da humanidade: as mães. Não importa a cor, a idade ou a classe social: mãe é mãe!

A data celebrativa surgiu no século XX, pelas mãos de Anna Jarvis, que em vida prometeu homenagear sua mãe, Ann Jarvis, conhecida por realizar trabalho social com outras mulheres mães, principalmente durante a Guerra Civil Americana, o que foi efetivado nove anos depois, quando a jovem conseguiu convencer um sacerdote da época a celebrar o dia das mães em um culto religioso.

- PUBLICIDADE -

No Brasil o dia foi comemorado de forma oficial, por um decreto emitido pelo presidente Getúlio Vargas no ano de 1932 que diz que a celebração deve acontecer sempre no segundo domingo de maio. Essa data foi incorporada pela Igreja Católica em 1947, quando o cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro Dom Jaime de Barros Câmara, tornou a data oficial.

Além daqui, a data é celebrada em outros países, porém épocas diferentes, mas a figura materna é sempre relembra. Na Noruega, o Dia das Mães é o 2º domingo de fevereiro. Na África do Sul e em Portugal, o 1º domingo de maio. Na Argentina, é o 2º domingo de outubro. Na Espanha, o Dia das Mães é o dia 8 de dezembro.

E por falar em mães, neste especial do Dia Das Mães, você vai conferir as histórias de algumas mulheres que fazem jus ao dia de valorização a essas personagens indispensáveis em um lar.

Madalena, Silvia, Giovana, Débora. Elas são as personagens que irão ilustrar uma essa singela homenagem do Jornal Tribuna de Notícias para todas as mães do Sul Catarinense. Cada uma, com sua história, sua peculiaridade e sua importância, mas que juntas representam e fortalecem a palavra mãe, sinônimo de força, luz, segurança e paz.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.