Das belezas naturais aos empreendimentos gastronômicos

Município possui atrativos que envolvem o contato com a natureza e a tradição italiana

Foto: Arquivo/ PMS
- PUBLICIDADE -

Siderópolis

Dos passeios ecológicos ao turismo religioso e gastronômico, Siderópolis se destaca como destino para muitos visitantes e moradores da região Sul. A “cidade das montanhas” possui inúmeras riquezas naturais e atrativos que encantam todos os públicos, principalmente, os que procuram por sossego em meio à rotina agitada. E é por isso que os cartões-postais recebem milhares de turistas em busca de resgate histórico, lazer e boas histórias daqueles que lá vivem.

- PUBLICIDADE -

“Siderópolis é muito rica em atrativos naturais, isso acaba atraindo visitantes. Com a vinda desses visitantes, a gente tem muitos empreendimentos focados na gastronomia que prevalecem aqui. A nossa história, a nossa cultura de colonização italiana permanece muito forte. A gente tem explorado isso, são vários e vários empreendimentos, restaurantes, pousadas, cafés coloniais, pizzarias no centro da cidade, todos muito bem movimentados”, explica o diretor de Municipal de Turismo, Dirlei Bortoluzzi, o “Dido”.

Entre os pontos turísticos mais famosos de Siderópolis estão a Barragem do Rio São Bento, a Reserva Biológica Estadual do Aguaí, a Casa de Pedra, a Gruta da Serrinha, a Cachoeira do Bianchini, o Túnel da Estrada de Ferro, a Trilha dos Tropeiros e da Janela Furada. “Os atrativos naturais são muito bem cuidados e visitados”, acrescenta Dido. A represa, um dos destinos mais procurados, recebe mais de três mil visitantes por fim de semana.

Ações de desenvolvimento do setor

“Temos diversas ações voltadas para o turismo. Um exemplo são as placas de sinalização turística dentro do nosso município, também temos como segundo projeto um folder de toda Siderópolis. Além disso, temos levado pavimentação asfáltica para o interior e infraestrutura para esses pontos. Temos auxiliado muito os empreendedores, principalmente agora nesse momento de pandemia”, acrescenta Dido.

Praça no coração da cidade

A Praça da Matriz de Siderópolis, em frente à Igreja de Nossa Senhora Aparecida, é o ponto de encontros no município. De acordo com o prefeito de Siderópolis, Helio Roberto Cesa, o Alemão, dois grandes projetos deixarão o local ainda mais atrativo para os moradores e visitantes. “São duas obras importantíssimas. Uma através da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), que é a iluminação da praça, tendo um investimento de R$ 600 mil, e a outra será uma estrutura, já apresentada para o secretário nacional de Cultura, que é uma cobertura, de uma forma estilizada, colonial, que lembra Belluno. Será palco de diversas ações culturais”, explica.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.