Criciúma: projeto do binário é apresentado aos comerciantes do bairro São Luiz

Representantes da comunidade conheceram nesta terça-feira, 18, o cronograma de obras

Foto: Divulgação/Jhulian Pereira

- PUBLICIDADE -

Criciúma

Comerciantes e moradores do bairro São Luiz estiveram no Paço Municipal Marcos Rovaris nesta terça-feira, 18, para conhecer, de maneira detalhada, o projeto de implantação do sistema binário da Avenida Santos Dumont. Coordenada pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, a reunião contou com a participação de engenheiros da empresa Confer Construtora Fernandes e serviu para esclarecer dúvidas relacionadas aos serviços. Orçada em R$ 32.433.128,48, a primeira etapa das obras na via deve iniciar em 15 dias.

- PUBLICIDADE -

Para discutir o andamento dos trabalhos, que contam com prazo de conclusão de 30 meses, uma comissão formada por comerciantes e moradores do bairro São Luiz será instituída nos próximos dias. “Queremos realizar reuniões mensais para avaliar as obras, com a presença dos membros da comissão, de técnicos da prefeitura e de engenheiros da Confer, que é a empresa responsável pelas obras”, pontua a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski. “O binário da Santos Dumont é uma grande obra, que vai beneficiar todos os criciumenses com uma melhora no tráfego de veículos. Nós sabemos que haverá transtornos durante os trabalhos, mas pedimos a compreensão dos moradores e nos colocamos à disposição para tirar dúvidas sobre as obras”, complementa.

A entrega da ordem de serviço que autoriza o início da primeira etapa das obras será realizada pelo Governo de Criciúma no dia 2 de março, às 20h, em solenidade organizada no Paço Municipal Marcos Rovaris. Na cerimônia, o projeto de implantação do sistema binário da Avenida Santos Dumont também será apresentado ao público. O recurso para efetuar os trabalhos é oriundo de operação de crédito externo firmada junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), no valor de US$ 17,2 milhões.

Início das obras

O início das obras no bairro São Luiz será marcado pela implantação de galerias de águas pluviais. “Um canal será implantado na Avenida Santos Dumont e em ruas paralelas para melhorar o escoamento das águas. A Confer vai atuar com mais de uma frente de trabalho e realizará os serviços por quadras, não interrompendo todo o trânsito de veículos. Depois de implantar o canal, os trechos serão liberados, mesmo sem a pavimentação asfáltica”, explica Kátia. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) também implantará a rede de esgotamento sanitário e uma nova rede de abastecimento de água na avenida.

Nas proximidades da agência do Banco Bradesco, no bairro Pinheirinho, a Confer iniciará as obras de duplicação da Avenida Santos Dumont, que contará com quatro faixas, sendo duas no sentido São Luiz/Pinheirinho e duas no sentido Pinheirinho/São Luiz, no trecho entre a Avenida Centenário e a Rua Pinheiro Machado. A via municipal terá calçadas e ciclovia.

Os trabalhos no bairro São Luiz incluem, ainda, a pavimentação e urbanização da Avenida Carlos Pinto Sampaio e da Rua Fioravante Benedet, que serão duplicadas e contarão com calçadas e ciclovia. A Avenida Imigrantes Poloneses, entre a rua Fioravante Benedet e a Rodovia Luiz Rosso, será renovada. “O bairro São Luiz cresceu e vai crescer ainda mais com as obras do binário da Avenida Santos Dumont”, comenta Salvaro.

O encontro com os comerciantes e moradores do bairro São Luiz foi prestigiado pelo vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, pelo vereador Arleu da Silveira e pela presidente da Associação de Moradores do bairro São Luiz, Nair Ronchi Nazário.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Criciúma

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.