Criciúma: Divulgados os números de nova etapa da pesquisa sobre Covid-19

No total, de 500 testes realizados, foram diagnosticados 12 casos de coronavírus, totalizando 2,4% das pessoas testadas

Foto: Arquivo / TN
- PUBLICIDADE -

A terceira etapa da pesquisa científica para estimar a prevalência do novo coronavírus em Criciúma foi divulgada nesta sexta-feira (29) pela Administração Municipal. No total, de 500 testes realizados, a Secretaria Municipal de Saúde diagnosticou, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), 12 casos de Covid-19, totalizando 2,4% das pessoas testadas. Entre os positivados, 50% apresentaram anticorpos IgG e estão recuperados.

Os testes foram aplicados de maneira aleatória em homens e mulheres de diferentes faixas etárias, em diversos bairros da cidade. “Devemos continuar mantendo os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus. Os dados nos auxiliam a aprofundar os estudos e a identificar as regiões onde há mais casos de Covid-19”, afirma o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

- PUBLICIDADE -

Desde o início da pesquisa científica, a prefeitura aplicou 1,5 mil testes e detectou 63 pessoas contaminadas com o novo coronavírus, em seis macrorregiões: Centro, Próspera, Pinheirinho, Quarta Linha, Rio Maina e Santa Luzia. “Onze pessoas testaram positivo para Covid-19 na primeira etapa, totalizando 2,2% dos testados, e 40 pessoas na segunda etapa, totalizando 8%”, explica Casagrande.

Cuidados devem ser mantidos

Mesmo com os índices menores em relação à segunda etapa da pesquisa científica, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que os cuidados devem ser mantidos. “Essas alterações nos números refletem os cuidados que vêm sendo adotados pela população, mas não significa que podemos relaxar. Em alguns países isso ocorreu e os casos voltaram a aumentar, por isso a higienização das mãos, o uso de máscara de proteção facial e os cuidados com o distanciamento devem ser mantidos”, analisa o secretário.

Confira os números da terceira etapa da pesquisa científica:

Testes rápidos aplicados: 500
Pessoas diagnosticadas com Covid-19: 12 (50% recuperados)

Casos de Covid-19 por bairros:

Operária Nova: 1
Santa Bárbara: 1
São Luiz: 1
Pio Corrêa: 1
Laranjinha: 1
Colonial: 1
Ana Maria: 1
Centro: 1
São Defende: 1
Brasília: 1
Pinheirinho: 1
Linha Anta: 1

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.