Criciúma‌ ‌testa população para‌ ‌avaliar‌ ‌imunidade‌ ‌à‌ ‌Covid-19

Unidades Básicas de Saúde estarão disponíveis a partir de quinta-feira, dia 5, para pessoas acima de 50 anos

Foto: Arquivo/ TN
- PUBLICIDADE -

Criciúma

Criciúma realiza a partir de quinta-feira, dia 5, uma testagem em massa na população para pesquisa sobre a imunidade ao coronavírus (Covid-19). O objetivo é ter dados mais completos sobre quem já teve contato com o vírus e possui anticorpos IGG, o que deve facilitar o trabalho epidemiológico. Nesta primeira etapa serão testados moradores acima de 50 anos. A pesquisa será feita nesta quinta e sexta-feira, dia 6, das 17h às 20h e se estende até o sábado, dia 7, das 8h às 17h.  

- PUBLICIDADE -

De acordo com o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, o órgão já vinha realizando testagem nos casos sintomáticos do município para saber os indicativos e de que forma tratar a doença. “Nós resolvemos agora ampliar para saber como estão aqueles que já estão com anticorpos, então é uma avaliação epidemiológica para ter um indicador, qual o percentual da nossa população já tem esse IGG, ou seja, quando o vírus já contaminou a pessoa”, explica. 

Ainda conforme o secretário, a testagem só será realizada nas pessoas que procurarem as Unidades de Saúde específicas para essa etapa. “Nem todo mundo quer ser testado, então é espontâneo, se a pessoa quiser ela se organiza de acordo com os bairros e nós vamos testando hoje, sexta e sábado. No domingo nós vamos fazer uma avaliação, se iremos dar sequência e como estamos de testes (quantidade)”, acrescenta. 

Sem aglomeração 

O secretário pede que as pessoas se programem junto às Unidades de Saúde se tiverem interesse em realizar o teste. “O que a gente não quer é aglomeração, queremos que as pessoas se organizem, liguem para as UBs”, enfatiza Casagrande. Os indicativos através da ação poderão contribuir para novos passos quanto à contenção do vírus. “Nós gostamos de traCbalhar com indicativos, se nós soubermos o percentual de pessoas que já tem anticorpos, é uma forma de trabalharmos e planejarmos o futuro”, finaliza o secretário. 

Locais para os testes: 

  • Laboratório Municipal – Centro
  • UBS Santa Luzia
  • UBS Próspera 
  • UBS Rio Maina 
  • UBS Boa Vista 
  • UBS Quarta Linha
-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.