Covid-19: Pelo menos 5% dos catarinenses já testaram positivo

As cidades com mais casos são Florianópolis, Joinville e Blumenau

Foto: Lindsey Wasson/ Reuters
- PUBLICIDADE -

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta segunda-feira (30), Santa Catarina já registrou 364,3 mil casos confirmados de Covid-19. O número equivale a pouco mais de 5% da população catarinense (7,2 milhões de habitantes). As cidades com mais casos são Florianópolis (32,4 mil), Joinville (30,9 mil) e Blumenau (20,1 mil).

Além do alto número de confirmações, o Estado também está convivendo com os maiores patamares de doentes ativos. Atualmente são 29.809, segundo maior número desde o início da pandemia.

- PUBLICIDADE -

Santa Catarina também já totaliza 3.762 óbitos pela doença. A maior quantidade de mortes foi registrada em Joinville (391), seguido por Florianópolis (236) e Itajaí (196).

Outra situação preocupante está na capacidade de atendimento hospitalar do Estado, já que 85% dos leitos SUS de UTI estão ocupados. Os piores cenários são nas regiões Meio-Oeste e Serra (89,5%), Sul (87,8%) e Vale do Itajaí (86,8%). Atualmente são 585 pacientes internados com a doença.

Para evitar a lotação máxima nas UTIs, o governador Carlos Moisés da Silva anunciou neste fim de semana investimentos de R$ 44 milhões para a reativação de 205 leitos de terapia intensiva em hospitais filantrópicos.

“O Estado vai prorrogar a Política Hospitalar Catarinense, garantindo o recurso para o pagamento das despesas com a ativação desses leitos de UTI. Vamos reunir esforços para assegurar o que conseguimos até aqui: que nenhum paciente fique sem atendimento. O momento é de nos unirmos novamente para enfrentarmos o atual e grave momento da pandemia no estado”, ressaltou.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.