Cocal do Sul recebe água da barragem

Início do fornecimento, feito pelo Samae de Morro da Fumaça, via repasse, leva distribuição para quatro bairros da cidade


- PUBLICIDADE -

Tiago Monte

Cocal do Sul

- PUBLICIDADE -

O longo período de estiagem, em função da falta de chuvas, fez com que o município de Cocal do Sul começasse a receber água da barragem do Rio São Bento. A distribuição começou no início da tarde de ontem e será feito pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Morro da Fumaça. “Eles compram da Casan, repassam para nós e distribuímos, via rede, com um macromedidor para saber qual a quantidade de água que entra em Cocal”, explica o diretor do Samae de Cocal do Sul, Marcio Zanetti.

Em um primeiro momento, serão abastecidas 700 famílias de quatro bairros da cidade: Jardim das Palmeiras, Centro, Boa Vista e Cristo Rei. “Vamos acompanhar a velocidade e a pressão da água para ver até onde vai. Vamos saber o que a água vai contemplar de abastecimento. Estamos muito convictos de que isso vai dar um alento para Cocal do Sul”, comenta Zanetti.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Cocal do Sul tem capacidade de tratamento de 75 litros de água por segundo. “Hoje, estamos tratando 40 litros, praticamente a metade. É muito pouco”, pontua. Para tentar suprir a necessidade, o Samae puxa água do rio Rui Barbosa. O transporte é feito por dois caminhões de 7 mil litros e dois caminhões de 15 mil litros “Em torno de uns 250 mil litros de água bruta por dia para dentro da estação. Isso muda muito”, ressalta.

A previsão do tempo indica um volume considerável de chuva para sexta-feira, em torno de 30 milimetros. Ainda não é o ideal, mas auxiliará a demanda da cidade. “Isso já da um refresco bacana para nós. Nós precisávamos de três dias com 70 milimetros em cada de chuva. Nossas barragens estão secas. A gente via as imagens na televisão, do Nordeste brasileiro, e agora está aqui do nosso lado”, finaliza Zanetti.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.