Balneário Rincão: Unidade de Saúde Central está aberta aos domingos

Atendimento à população está sem fechar desde o dia 4 de outubro, quando medida foi implantada, em medida inédita

Local pode atender até 52 pacientes por dia (Foto: Guilherme Cordeiro/TN)
- PUBLICIDADE -

A Unidade de Saúde Central no Balneário Rincão está desde o dia 4 de outubro sem fechar. Foi a partir desta data que a prefeitura definiu pela abertura aos domingos, entre as 8h e às 17h, com uma equipe, formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, atendendo.

Diariamente

- PUBLICIDADE -

Segundo o secretário de Saúde do município, Rodrigo Cardoso, a medida faz parte do projeto da prefeitura de manter o atendimento todos os dias no município. De segunda a sexta-feira foi implantado o horário estendido, entre as 17h e 21h, e a ideia é fazer isso também nos sábados e domingos.

“O prefeito colocou que manteríamos um hospital dia, das 8h às 21h. Temos essa vontade de estender o horário”, apontou Cardoso. “Estamos para fazer duas alas para receber a população. Conseguimos fazer o primário aqui, o básico de deixar o paciente em observação”, completou.

A capacidade de atendimento da unidade de saúde é de 52 pacientes por dia, com uma equipe trabalhando até as 17h e outra assumindo até as 21h nos dias de semana.
Procura aos domingos tem aumentado

Nos fins de semana, vem aumentando o número de pacientes. Inicialmente a média era de oito atendimentos aos domingos e agora, segundo Cardoso, já teve até 20 pacientes.
“A população aderiu muito e está muito contente. É a primeira vez na história do município que isso acontece (o atendimento aos domingos e feriados). Não fechamos nem no dia da eleição, é uma vitória para o pessoal do Rincão e para nós da administração”, comemora o secretário de Saúde.

De acordo com Cardoso, uma das dificuldades do município está em conseguir médicos para o atendimento. “Estamos indo para o segundo mês com o plantão domingo e está dando certo. Futuramente, a intenção, conforme necessidade, é estender até as 21h. Não chegamos ainda pela dificuldade do profissional médico”, justifica.

Atendimento em caráter de plantão no Centro

Nas unidades de atendimento nos bairros, segundo o secretário, não há previsão de ampliação dos horários de atendimento. Cardoso ressalta que há facilidade de acesso para a população na região central e o município disponibiliza 11 carros para fazer o transporte dos pacientes.

“Na sexta-feira, o pessoal dos bairros já manda o pessoal se deslocar que não fecha mais no domingo a unidade central. A nossa intenção é deixar as UBS no bairro até as 17h e a central ser como plantão. É muito fácil o deslocamento, o bairro mais longe hoje é o Barra Velha”, conclui o secretário.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.