Asfalto pode ser entregue ainda neste mês na Barragem do Rio São Bento

Obra de pavimentação entusiasma empresários que investem no turismo no local

Boa parte do trecho já foi pavimentado (Foto: Guilherme Cordeiro/TN)
- PUBLICIDADE -

Pode ser concluída ainda neste mês a obra de pavimentação da rodovia que liga o centro de Siderópolis à Barragem do Rio São Bento, um importante centro turístico regional. Pela falta de matéria-prima, houve um pequeno atraso para a entrega, prevista para 31 de outubro, de acordo com o prefeito do município, Hélio Cesa.

Agora, o novo prazo é no fim deste mês ou meados de dezembro. A pavimentação na rodovia entusiasma empresários, que apostam no crescimento do turismo na região. A expectativa é por um maior fluxo de pessoas com a melhoria na acessibilidade.

- PUBLICIDADE -

O asfalto, inclusive, faz quem ter negócio no entorno da barragem antecipar ou iniciar novos investimentos. É o caso do administrador de uma pousada e parque de aventuras, Guto Silva.

Ele diz notar aumento na movimentação na região com a etapa já concluída do asfalto. Em seu negócio, apenas 1,9 quilômetros do trajeto permanece em estrada de chão.

“Com o asfalto chegando, ali vai virar uma rota de turismo forte. Vai ligar a Serra do Rio do Rastro, até a barragem e a praia”, comemora. “Nós vamos transformar a área que temos lá em um parque de aventuras, com tirolesa, escalada, rapel, esportes de aventura”, projeta.

Segundo Guto, é notória também a evolução dos empreendimentos na região. “Quem tinha negócio pequeno, aumentou. Eu acredito que o crescimento e a procura por esportes e atividades de natureza vão aumentar muito. Já aumentaram agora com a pandemia e vão aumentar muito mais”, aponta o administrador.

Também há maior número de pousadas na região, inclusive de pessoas que ofereceram as casas para hospedagem –no airbnb ou no booking – como uma forma de renda durante a pandemia. Para Guto, há espaço para todo esse empreendedorismo no entorno da barragem.

“Eu projetei essas obras (na própria pousada) porque vi que teve o investimento no asfalto e fui crescendo conforme fui vendo que a condição da estrada ia melhorando. Tínhamos a expectativa de fazer esse investimento dentro de cinco a seis anos, mas antecipamos para três porque o asfalto chegou e a gente está se preparando para atender melhor”, conclui.

Receitas

O prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, projeta o crescimento do turismo como fonte de receitas. “Estamos falando de uma nova matriz econômica. Siderópolis está no caminho certo.. Dentro de 10 a 15 anos, queremos que o turismo represente 15% da receita de Siderópolis. São oportunidades que a comunidade local vai ter, isso é fantástico, todos ganham”, afirma.

Ainda de acordo com Cesa, com a conclusão dos cerca de 2 quilômetros ainda não asfaltados, a região da Barragem do Rio São Bento terá mais atrativos para novos negócios. Inclusive, já há movimentação nesse sentido.

“Vamos ter um crescimento acelerado em função do acesso. Procura-se muito sítios, chácaras e pousadas naquela região. Recentemente um investidor com estudo para fazer um resort na barragem, tem um potencial turístico muito grande”, conclui.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.