Análise identificará qualidade da água do Rio Criciúma

Convênio firmado entre Famcri e Unesc permitirá o monitoramento hídrico do canal


- PUBLICIDADE -

Criciúma

Importante para a história e ecossistema da região, o Rio Criciúma inicia a semana com duas conquistas. Coincidentemente, após peixes serem novamente observados no leito canalizado, a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) formalizou um contrato com a Unesc para a análise e o monitoramento das águas. O levantamento vai permitir indicar a qualidade hídrica em pontos diferentes do canal, o que poderá auxiliar em ações futuras de preservação.

- PUBLICIDADE -

De acordo com a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato, esse serviço já era previsto desde o ano passado, mas só agora foi formalizado. “Esse é um convênio que firmamos com a Unesc, onde os alunos de Engenharia Ambiental farão as coletas no Rio Criciúma. Elas serão feitas em seis pontos, desde a nascente até a foz do rio. A análise ocorrerá durante todo o ciclo hidrológico do ano. Então, em cada estação, vamos fazer análises justamente para verificar a qualidade da água, se tem algum período do ano em que ela melhora ou não. Vamos avaliar o IQA, o Índice de Qualidade da Água”, explica.

Segundo Anequésselen, o início desse estudo veio em um bom momento, já que no fim de semana ocorreu um novo registro de peixes no Rio Criciúma. Dessa vez, eles foram observados no bairro Santa Bárbara, onde há décadas não havia a incidência.

Confira a reportagem completa na edição desta terça-feira, 11, do jornal Tribuna de Notícias. 

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Criciúma

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.