Amrec e Unesc projetam a região pós-pandemia

Prefeitos se reuniram com a reitora, para discutir estratégias para a retomada do crescimento

- PUBLICIDADE -

Criciúma

Em meio à pandemia do coronavírus, uma outra crise ganhou força a cada dia: a econômica. Empresas fecharam as portas, milhares perderam os empregos, e o cenário para o futuro segue preocupante. Um planejamento estratégico para este momento se faz cada vez mais necessário, e foi por isso que o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon (MDB), junto o presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e prefeito de Treviso, Jaimir Comin (PP), se reuniram com a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, buscando discutir estratégias para a retomada do crescimento.

- PUBLICIDADE -

Segundo o presidente da Amrec, o objetivo era fazer um levantamento e ver como ficará a parte econômica da região após a pandemia. “Queremos ver a parte econômica, já que a de saúde já é trabalhada. Nesta quarta, vão se reunir com os deputados federais e na sexta-feira vão apresentar um projeto aos prefeitos da Amrec, o que é muito interessante, para a retomada, como vai ser, financiamentos, recursos que ficaram de vir e não vieram. Um diagnóstico da nossa região”, afirma Comin. “É interessante para nós. Estamos no mesmo barco, toda a região está perdendo. Temos que nos preparar para a retomada. O coronavírus está na ascendência ainda. Mas como vai ser depois da pandemia? Temos que estar preparados”, completa.

Já o prefeito içarense, que foi quem propôs a reunião, destacou a necessidade de começar a trabalhar o quanto antes, em busca de soluções. “Foi uma reunião muito propositiva. Ficou definido que na sexta, haverá uma reunião com os prefeitos e a universidade, para eles apresentarem um protótipo do plano que eles têm. Eles já estão desenvolvendo uma metodologia e assim como foi feito o plano da saúde, de enfrentamento, que a região também tenha um plano de enfrentamento para tratar da questão de economia”, destaca Gastaldon.
A reunião contou também com a participação do vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafim, e do diretor executivo da Amrec, Lei Alexandre.

 

Nova reunião na sexta-feira

O encontro marcado para a sexta-feira, reunirá todos os prefeitos, na sede da Amrec, às 9h, para discutir ações coletivas em conjunto com os demais municípios da região. “Acredito que temos que estar preparados para, em termos econômicos, fazer a travessia dessa fase de pandemia e sobretudo para quando ela estiver superada. A preservação do emprego, das empresas, do setor produtivo. Por isso que nós queremos, juntos com a universidade, fazer um plano onde nós possamos proteger os empregos e a economia da região”, comenta o prefeito de Içara.

Já a reitora da Unesc, destacou o trabalho que vem sendo realizado pela universidade durante a pandemia. “Para cumprir o seu papel comunitário, a Unesc tem promovido uma série de ações frente à saúde nesta pandemia. Um dos exemplos é o programa SOS Covid-19, que já fez mais de 1.500 atendimentos à população. Agora, também tomaremos a frente em um movimento que nos permita reflexões e aponte estratégias para o futuro, quando será necessário a retomada social e econômica da nossa região. A universidade colocará toda sua expertise e corpo técnico para pensar, planejar e atuar para minimizar os impactos causados pela Covid-19”, explica Ceretta.

 

Encontro com deputados

Além da reunião de sexta-feira com os prefeitos, a Unesc irá realizar hoje à noite, um
webinar com os deputados federais que representam a região Sul, Geovania de Sá (PSDB), Daniel Freitas (PSL) e Ricardo Guidi (PSD), além de entidades, como a Acic, CDL, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Criciúma e Amrec.

O encontro virtual irá abordar números e discutir ações para a retomada econômica pós-pandemia, que servirá de base para as próximas reuniões com entidades políticas e empresariais na definição de busca de projetos voltadas à superação dos impactos econômicos e sociais decorrentes da pandemia de coronavírus. O webinar será às 19h30 e poderá ser acompanhado pelo canal da Unesc Tv no YouTube. “Junto a todas essas entidades da sociedade, mais a representação política, vamos construir a retomada social e econômica da nossa região”, completa a reitora.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.