Aids: testes rápidos são disponibilizados em todas as UBS em Urussanga

Mês é dedicado ao combate e prevenção da doença

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Urussanga

Sem ações específicas para evitar aglomerações devido à pandemia gerada pela COVID-19 a equipe da secretaria de Saúde de Urussanga, por meio da Vigilância epidemiológica, alerta sobre o Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate à Aids. Sendo o dia 1º o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

- PUBLICIDADE -

“As ações, orientações, atendimentos e a disponibilidade de testes rápidos fazem parte do cotidiano da Saúde em Urussanga, mas esse mês foi instituído com o objetivo de intensificar o alerta à população sobre os números da AIDS no Brasil e conscientizar sobre a importância da prevenção”, explica a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Urussanga, Marília Ferreira Marcineiro.

Marília ainda enfatiza que a campanha busca informar sobre a necessidade de iniciar o quanto antes o tratamento, “pois isso permite um aumento considerável de sobrevida desse paciente. Além de melhorar sua qualidade de vida, o paciente soropositivo não desenvolverá a doença e não transmitirá o vírus”.

Urussanga, assim como a grande maioria dos municípios catarinenses, se encontra em risco gravíssimo segundo a Matriz. E, por isso, não haverá mobilizações, “mas os testes rápidos estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, e qualquer pessoa que esteve em situação que de risco de contaminação como violência sexual, relação desprotegida ou acidente ocupacional com material biológico, deve entrar em contato com a equipe da unidade de saúde mais próxima ou no hospital, onde receberá orientações de como proceder e realizar os testes”, orienta Marília.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.