Títulos no Brasileiro de Xadrez Escolar

Criciumenses conquistam troféus em disputa realizada online, que reuniu, de forma virtual, 160 participantes de todo o país

- PUBLICIDADE -

Criciúma

O Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar Online, realizado nesse fim de semana, terminou com criciumenses conquistando títulos em diferentes categorias. A competição contou com a participação de 160 atletas de todo país.

- PUBLICIDADE -

Os principais destaques criciumenses foram Clara Dias, Campeã Brasileira Escolar do 6° ano do Ensino Fundamental e 4ª colocada na classificação geral; Lucas do Valle Cardoso, Campeão Geral e do 3° do Ensino Médio; Catharina Alves Cardoso, Vice-Campeã Geral e no 3° ano do Ensino Fundamental; Mirela Pedro Tereza, Vice-Campeã do 7° ano do Ensino Fundamental e Lucas Emanuel Alves Cardoso 3° lugar no 9° ano do Ensino Fundamental.

O evento foi válido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e organizado pela Casa de Xadrez de Belo Horizonte (MG). Todo torneio foi realizado pela internet na plataforma da CBX do www.chess.com. Os representantes de Criciúma foram Catharina Alves Cardoso, Clara Dias e Mirela Pedro Tereza no naipe feminino, e Daniel de Souza, Daniel Oenning Della Giustina, Lucas Emanuel Alves Cardoso, Lucas do Valle Cardoso e Ryan Wesley da Costa Caetano no masculino.

O técnico da Fundação Municipal de Esportes (FME) e presidente da Associação do Enxadristas de Criciúma (Aecri), Evandro Bitencourt, destaca que o resultado da competição foi satisfatório. “Isso é fruto de muito trabalho e dedicação de toda equipe. Desde que surgiu a pandemia não paramos nem por um momento. Estamos fazendo os treinos online em uma intensidade muito grande, de três vezes por semana, dois torneios semanais e tem os livros e apostilas que os atletas estudam”.

Segundo o comandante do xadrez criciumense, o incentivo dos familiares de atletas tem sido fundamental para o sucesso da modalidade. “Neste momento difícil a ajuda dos pais está sendo essencial, liberando celular, notebook e computadores para que eles treinem. É muito importante a conquista de mais dois títulos nacionais fechando sete ao todo”, frisa Bitencourt.

Mestre Nacional

A conquista de Clara Dias no evento do fim de semana credencia a atleta de Criciúma a oportunidade de receber da Confederação Brasileiro, o título de Mestre Nacional. “Isso é muito gratificante, pois temos ainda mais certeza de que estamos no caminho certo”, finaliza o técnico.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.