Futsal de Criciúma com a marca São Bento

Colégio completa 75 anos no município em 2020 e é referência na modalidade em Santa Catarina. Parceria com a FME segue neste ano

- PUBLICIDADE -

Tiago Monte

Criciúma

- PUBLICIDADE -

Além de formar alunos capacitados, ser referência em ensino e ser uma escola prestigiada no município, os 75 anos do Colégio São Bento em Criciúma também faz parte do esporte na cidade. Desde 2007, com a Fundação Municipal de Esportes (FME), a instituição assumiu o futsal masculino, que foi responsável por conquistas e mudanças de vida. “O São Bento foi uns dos passos mais importantes para minha vida, foi o início de tudo. Tive a oportunidade de estudar em um dos melhores colégios da região e depois de formado me deram ainda a chance de iniciar uma faculdade, ou seja, sou muito grato por tudo isso”, destaca Matheus Vinícius Barichello, que atua há quatro anos no futsal italiano, ao repórter Fabrício Júnior, da página FJR Sports no Facebook.

O criciumense, de 24 anos, após passagem pelo São Bento e antes de ir para Europa, chegou a jogar em Concórdia e Joinville. “Além do Barichello tivemos outros atletas que passaram pela FME/São Bento, que se destacaram no futsal e foram para grandes times. A gente fica extremamente feliz com isso, porque é um projeto que transformou muitas vidas”, ressalta o técnico Alexandre Verdieri.

Na segunda passagem pelo Colégio São Bento de Criciúma, desde 2015, após ficar 18 anos em Dom Aquino, no Mato Grosso, a diretora da instituição, a Irmã Marilde de Lourdes Ilkiu, lembra de como foi seu retorno ao município Sul Catarinense. “Já tinha passado por aqui por nove anos, mas agora é diferente, as coisas evoluem. O esporte era mais praticado nas aulas de Educação Física, hoje isso já expandiu”, comenta.

A gestora do colégio que atualmente atende aproximadamente 1,3 mil alunos, desde o infantil ao ensino médio, ressalta também a importância dos demais envolvidos na realização dos projetos. “A gente se sente num compromisso grande e verdadeiro, mas isso dá certo pois temos o comprometimento de alunos e professores. Com isso, continuaremos abraçando o que está dando certo”, destaca.

Importância do esporte na escola

Quem também acompanha de perto a educação e sabe da importância do esporte na escola é a orientadora pedagógica, Patrícia de Brida, que tem seu filho João Antônio atuando na Itália há dois anos. “Os valores pessoais ensinado aqui são fundamentais. Não somente o esporte em si, mas o que se leva para a vida, desde as coisas mais simples. E isso o Alexandre faz bem com os atletas dele”, frisa.

Em 2020, o futsal masculino de Criciúma participará das principais competições de base em Santa Catarina, como Olimpíadas Estudantil Catarinense (Olesc), Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e estaduais. No ano passado, o município conquistou o bronze nos Joguinhos Abertos e prata na Olesc, além de encerrar o Estadual Sub-17 na terceira colocação.

O presidente da FME, Nícola Martins, também lembra da importância da parceria com o Colégio São Bento. “Nossos atletas tem tudo o que é necessário à disposição para servirem bem o município. O vínculo da Fundação com o São Bento é muito forte e eleva ainda mais o que buscamos na nossa administração, que é reforçar as parcerias do público-privado”, finaliza.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.