Como acompanhar a apuração dos votos

Eleitor pode baixar aplicativos no celular

Foto: Arquivo / TN
- PUBLICIDADE -

Para as Eleições 2020, a Justiça Eleitoral disponibiliza dois aplicativos pelos quais é possível tanto acompanhar a apuração das urnas eletrônicas em tempo real, como conferir a totalização do pleito.

Pelo aplicativo Boletim na Mão, o eleitor consegue verificar o conteúdo dos boletins de urna impressos ao final dos trabalhos da seção eleitoral. O boletim de urna é um documento que contém o extrato dos votos recebidos pelos candidatos e legendas em cada seção, mas sem fazer relação entre eleitores e seus votos. Também neste documento fica registrado o número de eleitores que compareceram e votaram, além da seção eleitoral que o emitiu. O Boletim na Mão permite que qualquer cidadão tenha acesso à apuração das urnas eletrônicas e em tempo real de forma transparente.

- PUBLICIDADE -

O aplicativo Resultados possibilita seguir a contagem dos votos em todo o país, além de permitir a visualização de consulta nominal, ou seja, do quantitativo de votos computados para cada candidato, com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno. Diferentemente do Boletim na Mão, que dá o resultado por seção eleitoral, este aplicativo apresenta a totalização dos votos.

O Boletim na Mão e o Resultados podem ser obtidos gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.