Esucri oferece disciplina de Felicidade no curso de Psicologia

Mudança foi possível devido a atualização na grade, incluindo também a matéria de Psicologia Positiva

Foto: Natasha Monteiro/ Divulgação
- PUBLICIDADE -

Ao longo dos séculos, filósofos, cientistas sociais e psicólogos procuram compreender as razões que tornam o ser humano feliz. A preocupação com o bem-estar e a satisfação com a vida nos persegue durante toda a nossa existência. Pensando nisso, o curso de Psicologia das Faculdades Esucri decidiu adicionar as disciplinas de “Felicidade” e “Psicologia Positiva” à grade curricular, sendo a primeira instituição do sul de Santa Catarina a fixar estas matérias na grade.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Esucri, prof. Sandra Regina de Barros e Souza, a ideia teve início nas universidades norte-americanas da Califórnia, de Harvard e de Yale, e também da Inglaterra e Portugal. “O tema já é bastante difundido em toda a Europa, possibilitando aos acadêmicos conhecimento sobre o assunto”, destaca. A Esucri terá a Psicologia Positiva nas oitavas e décimas fase, enquanto a de Felicidade será na nona fase.

- PUBLICIDADE -

Em sala de aula, o acadêmico poderá desenvolver competências para a intervenção e investigação psicológica positiva em domínios como organizações, clínicas, educação, saúde e intervenção social. Além do desenvolvimento técnico o aluno poderá refletir e explorar o conceito da felicidade, a partir de uma perspetiva psicológica com noções relacionadas ao prazer, espiritualidade, conforto, gratidão, esperança, perdão, inspiração entre outros.

A professora Rafaela Matavelli, que ministrará as disciplinas, é doutora e idealizadora da Psicologia Positiva na Universidade de Algarve (UALG), localizada em Portugal, da qual a Esucri é parceira. “O aluno entenderá e refletirá sobre os diferentes caminhos traçados para o alcance da felicidade, criando laços mais harmônicos entre si e os outros, construindo habilidades socioemocionais e comportamentais tão importantes nos dias atuais”, comenta Rafaela.

Para a coordenadora do curso de Psicologia das Faculdades Esucri, Sandra Barros, o foco das disciplinas serve para que os alunos tenham um preparo através de técnicas ligadas à psicologia positiva e à felicidade, ajudando os alunos a superar adversidades pessoais/emocionais e acadêmicas, além da promoção da qualidade de vida dos alunos com uma visão acoplada no autoconhecimento, respeito e individualidade humana. “Através de uma abordagem científica, vamos auxiliar na compreensão das potencialidades do indivíduo e nos seus pensamentos positivos”, concluiu Sandra.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.