Urussanga é a terra do bom vinho

Desde 2005, associação faz um trabalho de valorização dos produtos do município


- PUBLICIDADE -

Uma tradição que surgiu logo após a imigração dos italianos para Urussanga está presente até os dias atuais. A vinicultura iniciou há mais de 120 anos e com o passar do tempo o ramo foi se fortalecendo e a cidade se tornando referência estadual no assunto.

Desde 2005, um trabalho vem sendo realizado em prol do fortalecimento da cultura em Urussanga. Foi criada a Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe), que reúne membros da cadeia produtiva.  De acordo com Gizelda Mazon, que faz parte do grupo, a cultura vem ganhando mais espaço. “Temos tratado a vinicultura de forma diferenciada. Junto ao poder público estamos criando metas e estratégias para desenvolver a produção da uva e fabricação do vinho em nossas terras. Somos uma associação focada em pequenos produtores e pequenas vinícolas”, afirma.

- PUBLICIDADE -

Segundo Gizelda, hoje a produção da Uva Goethe é o forte de Urussanga, inclusive, o produto em 2011 se transformou na primeira indicação geográfica de SC. “O que produzimos aqui faz com que o nome de Urussanga se torne conhecido na região, no Brasil e no mundo. Somos a cidade do bom vinho e isso nos orgulha muito”, conta.

Conforme ela, a produção da cultura dá mais sabor para as mesas. “Hoje, além do vinho, a uva Goethe nos proporciona a oportunidade de produzir espumantes também. Aqui na cidade atuamos junto do enoturismo, que é um tipo de turismo focado em uma viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos, o que aqui não nos falta”.

Anualmente a safra acontece nos meses de janeiro e fevereiro e a preparação do vinho é sempre nos meses que antecedem o inverno, entre abril e maio. “Esse ano temos uma uva maravilhosa, há anos nossa cidade não produzia algo tão doce. O vinho estará perfeito para o consumidor”, detalha.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.