Içara: fundo municipal concederá crédito a empreendedores

Programa “Crédito Cidadão” eliminará burocracias para acesso a serviços financeiros, além de contribuir para os profissionais saírem da informalidade

- PUBLICIDADE -

Içara

Um programa aprovado pela Câmara de Vereadores de Içara deu origem ao programa “Crédito Cidadão”. Trata-se da possibilidade de acesso a crédito para microempreendedores, micro e pequenas empresas, profissionais autônomos e empreendedores populares. O programa prevê a criação de um fundo de aval pela Prefeitura, eliminando burocracias para acesso a serviços financeiros.

- PUBLICIDADE -

O valor, prazo e condições do crédito devem ser definidos após avaliação da necessidade, viabilidade econômica e capacidade de pagamento do negócio, apurado através de um levantamento sócio econômico efetuado na unidade econômica junto ao empreendedor através de parceiros conveniados, que serão incentivados a formalizarem suas atividades.
A parceria que será formalizada em breve com a Credisol, a primeira Oscip que integrará o programa, contempla os objetivos do Governo de intensificar ações na área de Trabalho e Renda, da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda. Números apontam que a falta de garantias reais é uma das principais barreiras para o acesso ao crédito produtivo.

Incentivo

A Credisol não tem fins lucrativos e atua com base numa lei federal, tendo autorização do Ministério da Justiça e do Trabalho para trabalhar. A microempreendedora individual Adriani Terezinha Porto, que tem um salão no bairro Liri há quatro anos, já sabe de onde virá o aval para acessar crédito para as futuras compras de equipamentos ou ampliações do seu empreendimento: do Programa “Crédito Cidadão”. Ela, que possui o cadastro de Microempreendedora Individual (MEI) terá mais facilidade para realizar essa operação, a partir da formalização do Programa Crédito Cidadão, voltado a empreendedores do município içarense. “Ter acesso ao microcrédito faz total diferença no nosso negócio. Ter esse apoio e aval da prefeitura será excelente para comprar equipamentos e oferecer outras atividades no salão”, enfatizou Adriani.

A disponibilização do Fundo visa diminuir as dificuldades que os empreendedores içarenses enfrentam para atender aos pré-requisitos elencados por instituições financeiras no momento da concessão de um financiamento. Içara é a primeira cidade da região Sul que está formalizando essa parceria. O programa também incentiva que profissionais deixem a informalidade, já que precisam estar com a documentação em dia para acessar o programa. Através de um fundo de aval, o Município fará o depósito de R$ 250 mil para viabilizar crédito para os pequenos empresários.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.