Nesta segunda-feira (7) a Secretaria de Estado da Educação (SED) emitiu parecer favorável pela sanção do Projeto de Lei (PL) 182/20, aprovado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na última semana. O projeto prevê o funcionamento das atividades escolares presenciais independentemente da matriz de risco indicada pelo governo do Estado.
No parecer, assinado pelo secretário da pasta, Natalino Uggioni, a SED destaca que o PL não contraria o interesse público. “É evidente que o direito à educação constitui atividade essencial para qualquer sociedade”, diz o documento. Além disso, sugere que o governador Carlos Moisés da Silva sancione o projeto.
- PUBLICIDADE -
Publicidade
“As atividades deverão observar protocolos de segurança, a serem elaborados, evidentemente, pelo Poder Executivo, por sua autoridade sanitária”, acrescenta o parecer.
Em novembro, Uggioni já havia defendido o retorno das atividades presenciais na educação durante uma audiência pública realizada pela Alesc. Na ocasião, a volta às aulas em Santa Catarina estava suspensa devido a uma decisão judicial.
“SC vem avançando nas retomadas, seguindo as orientações da Saúde. Nesse contexto, definimos protocolos para que as aulas voltem de forma segura, mas tivemos decisões judiciais que o Estado precisa seguir. A Secretaria de Educação defende a retomada das aulas presenciais”, destacou, durante a audiência.
Após receber parecer favorável da SED, o PL 182 foi encaminhado para a Secretaria da Casa Civil. Posteriormente, o projeto será analisado por Moisés que decidirá se sanciona ou veta o dispositivo.
NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.