Renovação e continuidade na Câmara de Criciúma

Dos 17 vereadores eleitos, são oito caras novas e nove reeleições

- PUBLICIDADE -

Thiago Oliveira

Uma mescla entre continuidade e renovação. Assim pode ser definida a nova composição da Câmara de Vereadores de Criciúma. Das 17 cadeiras do Legislativo, nove ficam com parlamentares que conquistaram a reeleição, e as oito restante, com caras novas. Dos partidos, o PSDB foi quem conquistou mais vagas na Câmara: seis no total, incluindo a vereadora mais votada. Na sequência, PSD e PSL ficaram com duas cadeiras cada. As demais foram para PCdoB, MDB, PDT, PP, PL, Avante e DEM, cada um com uma vaga. Além disso, a coligação do prefeito Clésio Salvaro terá maioria na Câmara. Ele terá dez cadeiras, contra outras sete da oposição.

- PUBLICIDADE -

Dos 17 eleitos, a grande maioria é formada por homens: 14 no total. Porém, as duas mais votadas foram mulheres: Roseli de Lucca Pizzolo (PSDB) e Giovana Mondardo (PCdoB). Neste ano, devido às novas regras eleitorais, o número de candidatos aumentou consideravelmente. Por isso, a votação também diminuiu. Se em 2016, Arleu da Silveira foi o mais votado, com 3.431 sufrágios, neste ano, o primeiro lugar baixou para 2.576 votos.

Quem chega e quem fica

Dos vereadores que se reelegeram, o mais votado foi Paulo Ferrarezi (MDB), com 2.416 votos. Além dele, permanecem Arleu da Silveira (PSDB), Giovana Benedet Zanette (PSDB), Toninho da Imbralit (PSDB), Zairo Casagrande (PDT), Miri Dagostim (PP), Pastor Jair Alexandre (PL), Salésio Lima (PSD), e Júlio Kaminski (PSL). Dos que conquistaram um mandato, a mais votada não pode ser chamada de cara nova. Roseli de Lucca Pizzolo já havia sido suplente no último pleito e chegou a assumir. Porém, desta vez, ela entra efetivamente como vereadora. Já o segundo lugar é da jovem Giovana Mondardo, do PCdoB. Junto com elas, entram Juarez de Jesus (PSD), Nicola Martins (PSDB), Márcio Daros (PSDB), Daniel Antunes (PSL), Obadias Benones (Avante) e Manoel Rozeng (DEM).

Vereadores eleitos de Criciúma

Roseli de Lucca Pizzolo PSDB 2.576 votos

Giovana Mondardo PCdoB 2.430 votos

Paulo Ferrarezi MDB 2.416 votos

Arleu da Silveira PSDB 2.327 votos

Juarez de Jesus PSD 2.159 votos

Nicola Martins PSDB 2.062 votos

Márcio Daros PSDB 1.971 votos

Geovana Benedet Zanette PSDB 1.664 votos

Toninho da Imbralit PSDB 1.597 votos

Zairo Casagrande PDT 1.581 votos

Miri Dagostim PP 1.581 votos

Pastor Jair Alexandre PL 1.481 votos

Salésio Lima PSD 1.386 votos

Daniel Antunes PSL 1.219 votos

Júlio Kaminski PSL 1.041 votos

Obadias Benones Avante 999 votos

Manoel Rozeng DEM 708 votos

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.