Professores do Colégio Unesc retornam às salas para ministrar aulas

Escola é a primeira da região a preparar a estrutura para o ensino híbrido, instalando equipamentos de áudio e vídeo para aproximar, mesmo que virtualmente, os alunos do ambiente escolar

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Criciúma 

Desde o início da pandemia de Covid-19 o Colégio Unesc buscou alternativas e ferramentas para manter o ensino de excelência prestado aos alunos. Neste mês, a escola dá um novo passo: professores voltam às salas para ministrar as aulas tendo acesso aos equipamentos de laboratório, quadro e projetor multimídia. O modelo, que já tem sido praticado pela Universidade neste 2º semestre, facilitará a aproximação dos estudantes do Colégio com o ambiente comum das aulas, que nos últimos meses foram aplicadas direto das casas dos professores.

- PUBLICIDADE -

As salas passaram por reformas nas últimas semanas para se tornarem híbridas, ou seja, possibilitarem aulas de modo presencial e online concomitantemente. Para isso, foram instalados equipamentos de vídeo e áudio como câmeras; microfones de lapela para cada professor; projetores para que seja possível ampliar a interação com os estudantes que estiverem presencialmente e os que acompanharão de modo remoto pelo Google Meet; quadro adaptado para melhorar a captação pela câmera e iluminação adaptada para melhor qualidade na captação e transmissão das imagens.

Além disso, seguindo os protocolos de biossegurança preparados pelo Colégio Unesc, em parceria com o Comitê de Biossegurança da Unesc, houve a redução do número de carteiras, mantendo apenas de 30% a 50% da capacidade em cada sala.

Presencialidade ainda não ocorrerá

Embora esteja tudo pronto e seguro para a volta dos estudantes, eles ainda não retornarão de forma presencial. A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, explica que, neste primeiro momento, o foco estará nos professores. “Nós estamos dando um passo à frente. Já estamos prontos e preparados para qualquer cenário de evolução da pandemia, mantendo a necessidade de distanciamento ou a possibilidade de retorno e, caso isso seja possível, os pais e mães terão a liberdade de optar por retornar presencialmente ou não”, conta.

O Colégio Unesc é o primeiro da região a preparar as salas para a volta dos professores e, posteriormente, alunos. “Nós seguimos os decretos Estaduais e Municipais para realizar a avaliação, mas temos estabelecidas todas as estratégias que garantem nosso ensino de excelência aos estudantes. Se houver possibilidade de regresso, este será gradativo, iniciando pela 3ª série do Ensino Médio. Outro fato analisado é a responsabilidade dos alunos de se adequarem às nossas regras de biossegurança”, acrescenta.

Professores utilizam estrutura da Unesc

Antes mesmo de retornarem às salas, alguns professores têm utilizado a estrutura física do Colégio Unesc para ministrar as aulas, como os laboratórios de fotografia, ateliê de arte, salas de dança e o Museu de Zoologia, por exemplo.

O diretor de Ensino da Universidade, professor Marcelo Feldhaus, reitera a importância da utilização desta estrutura no processo formativo dos alunos. “O Colégio Unesc se diferencia por possuir toda a estrutura de uma das melhores instituições de Ensino Superior do estado. Temos evidenciado isto proporcionando aos alunos do Ensino Fundamental e Médio o mesmo que foi ofertado aos alunos de Graduação. Teremos salas extremamente tecnológicas para, mais uma vez, garantir que eles tenham o melhor ensino”, aponta Feldhaus.

Matrículas abertas para 2021

As matrículas do Colégio Unesc para 2021 já estão abertas. A Escola possui turmas do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

A instituição, que fica junto da Unesc, partilha de toda a estrutura da Universidade, como laboratórios, ateliês, biblioteca, brinquedoteca, ginásios e quadras, piscina, horta e horto florestal, o Museu de Zoologia e um amplo estacionamento.

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (48) 99974.0741 ou pelo telefone (48) 3431.2530.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.