Porto de Imbituba receberá investimentos em iluminação e rede elétrica

Obra será dividida em sete etapas e prevê melhorias como segurança do tráfego e visibilidade noturna

Nova iluminação será construída com materiais duráveis, como luminárias de LED. Imagem: Divulgação / Porto de Imbituba
- PUBLICIDADE -

O Porto de Imbituba deve iniciar, ainda em 2020, obras de remodelação da rede elétrica e iluminação das vias internas. O edital para contratação dos serviços já foi lançado pela SCPAR Porto de Imbituba, empresa do Governo de Santa Catarina que administra a estrutura. A sessão pública de licitação está marcada para 4 de fevereiro.

Dividida em sete etapas, a obra irá proporcionar melhores condições de operação, segurança do tráfego e visibilidade noturna dentro das instalações do Porto de Imbituba. A atual estrutura de distribuição elétrica conta com sete quilômetros de rede aérea e seis subestações de energia, que apresentam sinais de desgaste por uso, corrosão pela proximidade à área marítima, além de desatualização.

- PUBLICIDADE -

O diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Jamazi Alfredo Ziegler, ressalta que o projeto é parte de uma série de melhorias de infraestrutura que o Porto de Imbituba deve passar nos próximos anos. “Entre as obras previstas está a recuperação e reforço do Cais 3, a construção da Área de Apoio à Família dos Caminhoneiros e a recomposição do Cais 1. Nosso planejamento de qualificação do porto está alinhado à missão de nossa holding, a SCPAR, e do Governo do Estado de Santa Catarina, que busca o desenvolvimento socioeconômico catarinense e atração de novos negócios”, explica Ziegler.

:: Leia também:
:: Porto de Imbituba realiza embarque recorde de 89,5 mil toneladas de granel sólido

O projeto da nova rede de iluminação das vias prevê que todo o sistema atual seja aprimorado em um período de dois anos, adequando-o às necessidades de infraestrutura elétrica do Porto e às regulamentações em vigor. O investimento previsto para a obra não pode ser divulgado por enquanto, uma vez que a licitação tem o valor de referência sigiloso, conforme prevê a Lei das Estatais.

O que muda

A rede de alta tensão será deslocada para as vias de menor circulação. Além disso, todas as instalações de baixa tensão e de comunicação passarão a ser subterrâneas. A nova iluminação será construída com materiais duráveis, como luminárias de LED, postes de fibra de vidro e caixas de passagem de polipropileno, adequadas ao ambiente marítimo. Com os novos princípios de eficiência, será instalado também em todas as luminárias um sistema automático via telegestão, que controlará a intensidade de luz de acordo com a iluminação natural disponível.

“Esse projeto trará maior segurança, economia no consumo de energia, durabilidade e facilidade de manutenção da rede elétrica do Porto. Além disso, incrementa a estética das vias, que passarão a contar com aparência livre de cabos aéreos”, destaca Luiz Gustavo Piucco, engenheiro eletricista da SCPAR, responsável pela obra.

O edital completo de licitação nº 047/2019 pode ser consultado no site portodeimbituba.com.br, na aba Licitações.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Letícia Ortolan
Em: Imbituba

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.