Nova Veneza: Aplicativo celular visa fomentar o turismo na região Sul

Desenvolvido por fotógrafo de Nova Veneza, piloto da ferramenta tecnológica

- PUBLICIDADE -

Geórgia Gava/Especial
Nova Veneza

Aliando a vocação do município à tecnologia, um aplicativo vem para movimentar ainda mais o turismo em Nova Veneza. Desenvolvido pelo fotógrafo e morador da cidade, Anderson Machado, com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, a ferramenta denominada “Turismo Nova Veneza” terá seu lançamento oficial hoje, dia 10, no Teatro Municipal, às 19h30min. A intenção é que futuramente outros municípios da região também queiram aderir ao programa.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o idealizador do projeto, Anderson Machado, o objetivo principal do aplicativo é poder disponibilizar tanto para os visitantes quanto para os moradores, um guia completo e recheado de informações de forma simples e objetiva. “No início de 2017, por incentivo de amigos e clientes eu resolvi criar uma página na internet para colocar fotos artísticas do município, mas sem nenhuma pretensão, era apenas para divulgar meu trabalho, que durou até meados de 2019. A partir de algumas pesquisas veio à ideia de transformar a página “Turismo Nova Veneza” em uma ferramenta que pudesse ajudar mais nesse desenvolvimento da cidade na questão do turismo, o intuito era criar algo tecnológico, na onda desse crescimento de aplicativos, foi aí que iniciou este projeto”, comenta.

A partir disso, pesquisas foram realizadas para entender o que de fato seria útil para os turistas, entre elas, quais informações seriam relevantes e quais lugares seriam importantes divulgar. No aplicativo, de acordo com o ponto turístico, por exemplo, um breve texto contará a história do local. “Fomos atrás de dados que pudessem dar um embasamento para que pudéssemos construir um aplicativo realmente funcional, bonito e atrativo, e foi isso que fizemos. Então, entramos em pesquisa desde julho de 2019, que foi quando tivemos a vontade de colocar o projeto no ar”, acrescenta Machado.

Funcionamento do “app” é intuitivo e funcional

Ainda conforme Machado, quando o usuário acessar o aplicativo, terá de forma muito simples e prática, com três ou no máximo quatro cliques o destino que desejar de forma fácil e intuitiva. O objetivo é poder possibilitar aos turistas, um caminho ao destino desejado, seja um ponto turístico, uma festa no município ou a ida a um comércio ou restaurante. “Queremos passar com riqueza de detalhes caminhos e rotas onde qualquer pessoa pode seguir e chegar ao lugar desejado. Então a metodologia que usamos na construção do aplicativo foi a mais intuitiva possível, o design dele é limpo e os gráficos são muito bem feitos”, ressalta o idealizador.

Todas as fotos que contém no aplicativo são desenvolvidas por Machado, que ao longo dos anos de trabalho como fotógrafo, garantiu um acervo de fotografias do município. “A parte fotográfica, nós queremos vender beleza, então o material empregado no aplicativo que foi construído são todos de minha autoria e todos com muito capricho e cuidado”, acrescenta Machado.

Como ter acesso ao aplicativo

O aplicativo será totalmente gratuito e a parte comercial será realizada posteriormente, através de empresas, comércios e empreendimentos do município que queiram divulgar. O programa não fica hospedado em nenhuma plataforma, ele é acessado via QR CODE ou link. Para os interessados em ter acesso à ferramenta, mais informações através do Instagram do projeto, @turismonovaveneza

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.