Moacir Pereira: Fato novo na CPI dos Respiradores

Leia a coluna completa no Jornal Tribuna de Notícias

- PUBLICIDADE -

Os equívocos grosseiros e primários cometidos por altos funcionários do governo estadual na fraudulenta compra dos respiradores são interpretados nos bastidores da CPI da Assembleia como compras superfaturadas para garantir caixa 2 nas campanhas municipais do PSL, o partido do governador Moisés, presidido no Estado por seu escudeiro, o deputado federal Fábio Schiochet.

Questionados, os líderes do partido sempre contestaram estas versões ou especulações, alegando que o PSL terá muito dinheiro do Fundo Eleitoral para apoiar seus candidatos. Mas a dimensão do escândalo, da falta de cuidado e da ousadia na operação foram tão flagrantes que a hipótese mais cogitada foi mesmo a de recursos para a campanha.

- PUBLICIDADE -

Coube ao vereador Ed Pereira, ex-PSB e atual PSDB, estabelecer uma conexão entre a fraude dos R$ 33 milhões e os homens fortes do PSL catarinense, criando o novo fato político da conturbada semana.

Na conversa informal, prévia de uma sessão virtual da Câmara Municipal de Florianópolis, o vereador Ed Pereira afirmou aos colegas na semana passada que conhece os empresários da Veigamed, a empresa vendedora que recebeu adiantados os R$ 33 milhões, sem nunca ter entregue os respiradores. Assinalou que o ex-secretário da Casa Civil, Douglas Borba, recebeu recursos elevados dos empresários e que salvaram a campanha do candidato Carlos Moisés da Silva. E que o atual secretário de Assuntos Nacionais, o poderoso Lucas Esmeraldino, como interlocutor dessas contribuições financeiras eleitorais.

Esmeraldino foi alvo de denúncias desde que assumiu o governo Moisés, indicando altos funcionários depois demitidos por irregularidades. Como secretário do Desenvolvimento Econômico foi uma “nuvem passageira” e praticamente ignorou as federações do setor produtivo. Refugiou-se em Brasília como secretário de Assuntos Nacionais, saindo de cena para buscar blindagem política.

Convocado para depor pelo presidente, deputado Sargento Lima, Ed Pereira poderá colocar mais combustível na CPI dos Respiradores.

O conteúdo completo você acompanha na edição impressa do Jornal Tribuna de Notícias ou no TN Digital. Leia esta e muitas outras colunas, ligue para o (48) 3478-2900 e assine!

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.