Guia do Eleitor: É hora de ir às urnas

Em toda a região, mais de 480 mil eleitores estarão prontos para votar e definir 27 prefeitos e 265 vereadores

- PUBLICIDADE -

Neste domingo, mais de 480 mil pessoas poderão ir às urnas na região para escolher prefeitos e vereadores. Somando todas as cidades da Região Carbonífera e do Extremo Sul, serão escolhidos 27 prefeitos e 265 vereadores.

E assim como todo o ano, a eleição 2020 também será atípica. Começando pela data. Ao invés do 4 de outubro, como havia sido originalmente planejado, o pleito foi adiado para 15 de novembro devido à pandemia. E com uma série de orientações especiais para evitar o contágio.

- PUBLICIDADE -

Outra alteração importante é em relação ao horário de votação. Os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h, sendo o período entre 7h e 10h preferencial para pessoas acima de 60 anos que compõem o grupo de risco da doença. Porém, qualquer eleitor pode votar em qualquer horário.

Regional

Depois de uma campanha diferente das anteriores, devido à pandemia, 147.918.483 pessoas estão aptas a votar em todo o Brasil, conforme o TSE. São aproximadamente 600 mil eleitores a mais que nas eleições de 2018.

Somando os 27 municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul (Amesc), são 480.327 eleitores. Seis mil a mais que em 2018. Em Santa Catarina, o número é de 5.205.931.

Números na Amrec

Na Região Carbonífera, 320.996 estão em dia com a Justiça Eleitoral e poderão ir às urnas. Além das 12 prefeituras, estão em jogo 122 cadeiras nas Câmaras de Amrec. O maior número de vagas está em Criciúma, com 17.

Criciúma é também a sétima cidade em número de eleitores de Santa Catarina. Está atrás apenas de Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó e Itajaí. As três primeiras, inclusive, têm possibilidade de segundo turno, já que possuem mais de 200 mil eleitores.
A maior cidade do Sul também carrega os números mais expressivos. Em Criciúma, serão 146.371 eleitores, sete candidatos a prefeito e 260 postulantes a vereador. Uma média de mais de 15 candidatos por cada vaga.

Na sequência do número de candidatos da Amrec vem Içara, com 179, e Forquilhinha, com 101. Já o menor número está no menor município. Em Treviso, são 31 postulantes a nove cadeiras no Legislativo. Uma média de 3,44 postulantes por vaga.

Dados da Amesc

Já no Extremo Sul são 159.331 eleitores que podem votar no domingo. E quase um terço deles está apenas em Araranguá. São 50.581 pessoas em dia com a Justiça Eleitoral.Já no Extremo Sul são 159.331 eleitores que podem votar no domingo. E quase um terço deles está apenas em Araranguá. São 50.581 pessoas em dia com a Justiça Eleitoral.

O município-polo da Amesc possui cinco candidatos a prefeito (o mesmo número de Balneário Gaivota) e 187 pessoas na disputa pelas 15 cadeiras da Câmara de Vereadores. Uma média de 12,46 postulantes por vaga.

Já o município com o menor número de candidatos por vaga é Timbé do Sul, que tem 22 pessoas concorrendo a um lugar na Câmara de Vereadores. Na média, são 2,44 por vaga.

Como acompanhar a contagem dos votos

Para as Eleições 2020, a Justiça Eleitoral disponibiliza dois aplicativos pelos quais é possível tanto acompanhar a apuração das urnas eletrônicas em tempo real, como conferir a totalização do pleito.

Pelo aplicativo Boletim na Mão, o eleitor consegue verificar o conteúdo dos boletins de urna impressos ao final dos trabalhos da seção eleitoral. O boletim de urna é um documento que contém o extrato dos votos recebidos pelos candidatos e legendas em cada seção, mas sem fazer relação entre eleitores e seus votos. Também neste documento fica registrado o número de eleitores que compareceram e votaram, além da seção eleitoral que o emitiu. O Boletim na Mão permite que qualquer cidadão tenha acesso à apuração das urnas eletrônicas e em tempo real de forma transparente.

O aplicativo Resultados possibilita seguir a contagem dos votos em todo o país, além de permitir a visualização de consulta nominal, ou seja, do quantitativo de votos computados para cada candidato, com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno. Diferentemente do Boletim na Mão, que dá o resultado por seção eleitoral, este aplicativo apresenta a totalização dos votos.

O Boletim na Mão e o Resultados podem ser obtidos gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.