Estudantes aprendem a tingir roupas com a técnica tie-dye

Atividade faz parte das aulas do curso técnico em Química do Colégio Satc

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

A técnica de tingir roupas, também chamada de tie-dye (amarrar e pintar) estimula a criatividade e permite a criação de peças únicas. Para aprender o processo, os alunos do técnico em Química do Colégio Satc, participaram de atividades especiais. A professora Morgana Sartor Faraco propôs a tarefa na disciplina de Processos Industriais e a turma encarou o desafio.

“A proposta era trabalhar com eles as etapas do tingimento têxtil, por isso aplicamos a técnica tie-dye. Eles puderam aprender desde o desenvolvimento da cor, preparação do corante e tingimento do tecido. Criaram peças únicas e diferenciadas”, ressalta Morgana.

- PUBLICIDADE -

O tingimento é apenas um dos conteúdos que são trabalhados na disciplina, que trata do processo produtivo e traz exemplos comuns às indústrias da região, como cerâmica, plástico, de alimentos, tintas, mineradoras, têxtil ou de tratamento de efluentes. A pandemia e as aulas remotas fizeram com que os professores se desafiassem a buscar novas formas de repassar os conteúdos.

“Em anos anteriores realizamos visitas técnicas, aulas práticas em laboratórios, tudo para facilitar o entendimento dos processos e também aproximar os alunos das indústrias”, destaca a professora.

Entender mais sobre DNA 

Outra atividade proposta na disciplina foi aprender a extrair o DNA das células vegetais. “Os alunos puderam entender melhor o que é o DNA e sua função. Utilizando frutas como o morango e a banana, fazendo a maceração e aplicando detergente, sal e álcool, eles conseguir fazer a extração”, comenta Morgana.

Unindo as aulas remotas, transmitidas ao vivo, a professora conseguiu mobilizar a turma para aplicar as práticas. “Nós, professores, tivemos que correr atrás de como aplicar aulas práticas que antes fazíamos nos laboratórios e que deveriam ser feitas nas casas dos alunos. Foi um aprendizado para todos”, afirma.

 

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.