Estadual: Vistorias e testes de fumaça identificam problemas no sistema de drenagem de Laguna

Com 16 metas, todas de curto prazo e em andamento, o Plano de Ação está sendo compartilhado com a Prefeitura, que editou um decreto de intervenção na Agência local da empresa.

- PUBLICIDADE -

Dando continuidade ao Plano de Ação estruturado para resolver pendências no sistema de esgoto de Laguna, vistorias e Testes de Fumaça executados pela CASAN estão detectando irregularidades nas bocas de lobo e nos canais pluviais. As irregularidades têm sobrecarregado a rede de esgoto e prejudicado o funcionamento da Estação de Tratamento.

Com 16 metas, todas de curto prazo e em andamento, o Plano de Ação está sendo compartilhado com a Prefeitura, que editou um decreto de intervenção na Agência local da empresa. A Companhia pretende repassar ao interventor uma relação das irregularidades encontradas.

- PUBLICIDADE -

O sistema pluvial está entre os principais problemas. Em dias de chuva, para evitar alagamentos os moradores se obrigam a abrir as tampas dos Poços de Visita (PVs) para escoar a água acumulada devido à drenagem deficitária ou inexistente, sobrecarregando a rede de esgoto e gerando transbordamentos. Para inibir o uso inapropriado, as tampas dos PVs estão sendo lacradas, cabendo à Prefeitura a responsabilidade por eventuais alagamentos e inundações de vias.

Em uma das vistorias, os funcionários da CASAN registraram Boletim de Ocorrência pedindo investigação contra ações que dificultam a operação da estação elevatória. Na unidade bombeadora os técnicos retiraram muito material que teria sido depositado em um curto período de tempo, entre eles uma roda de bicicleta. Perceberam também que o disjuntor estava desarmado, mesmo sem o registro de temporais ou descargas elétricas que pudessem justificar tal desligamento.

“O objetivo de compartilhar as operações, as ações de melhorias e as irregularidades constatadas ao longo do processo é manter com a Prefeitura um canal permanente e transparente de diálogo”, diz o superintendente Regional Sul/Serra, engenheiro Gilberto Benedet Junior, coordenador do Plano de Ação por Laguna.

Algumas das ações em andamento:

– Lacre de todos os Poços de Visitas (PV’s) e Caixas de Inspeção (CI’s) em cotas de alagamento e de Estações Elevatórias

– Instalação de segundo conjunto moto-bomba na EEB

– Execução de Teste de Fumaça nas redes coletoras do Mar Grosso

– Supervisão e Mudança no gerenciamento da operação da ETE Vila Vitória

– Colocação em operação do segundo sistema de desague de lodo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

– Conexão de todas as equipes do SES Laguna no sistema remoto Aline, interligando as operações ao celular para agilizar a manutenção

– Elaboração de Programa “Se Liga na Rede” para aumentar fiscalização

– Campanha de conscientização do correto uso do sistema de coleta de esgoto de Laguna

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.