Educação anuncia suspensão de aulas presenciais até 12 de outubro em SC

Secretário Educação do Estado, Natalino Uggioni definiu a nova data na manhã de hoje

Foto: Julio Cavalheiro/ Arquivo/ Secom
- PUBLICIDADE -

As aulas presenciais não voltam antes do dia 12 de outubro em Santa Catarina. A informação foi confirmada pelo secretário de Educação do Estado, Natalino Uggioni, nesta quarta-feira, 19. O retorno às salas de aula ainda neste ano irá depender do andamento do controle da pandemia até a nova data estipulada pelo Governo.

A definição vale para as redes pública e privada, municipal, estadual e federal, relacionadas à educação infantil, nível fundamental, médio, educação de jovens e adultos (EJA) e ensino técnico. A possibilidade de cancelamento do ano-letivo foi rechaçada pelo secretário, que mantém esperanças de que os estudantes poderão voltar às instituições de ensino ainda em 2020. Para ele, esse fato seria importante principalmente aos alunos que estão concluindo o Ensino Médio.

- PUBLICIDADE -

“Tudo vai depender do resultado desse mapa de controle da epidemia que temos no estado. Seria muito importante se nós pudéssemos ter um período de aulas presenciais, por isso, nós torcemos para que as condições sejam favoráveis. Os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tiveram muitas dificuldades nesse período”, ressalta Uggioni.

O último decreto assinado pelo Governo do Estado em relação à educação proibia o ensino presencial até 7 de setembro, mas o aumento do número de casos de coronavírus em Santa Catarina impossibilita a volta. Das 16 regiões do Estado, 12 são consideradas gravíssimas, incluindo a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). A nova data apresentada é uma resposta ao quadro demonstrado nesta terça-feira, 18, pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, a Natalino Uggioni e sua equipe técnica, em reunião on-line.

“A segurança e a qualidade de vida dos estudantes e profissionais da educação está em primeiro lugar. Quando tomamos essa decisão, nos referimos às redes municipais, estaduais e privadas”, destaca Uggioni. As aulas estão suspensas desde o dia 19 de março em SC.

Entretanto, mesmo com praticamente sete meses sem que os estudantes frequentem as salas de aula, o secretário acredita que o ensino à distância, de maneira remota e virtual, vem se consolidando como um aliado em tempos de pandemia. “Estamos fazendo o melhor que podemos, com as ferramentas que temos. Lógico que o ideal seriam aulas presenciais, mas o momento atual não nos permite. Estamos dando todo o suporte aos professores, que vêm desempenhando um grande trabalho nessa tomada, atraindo destaque nacional”, defende o secretário.

Considerando as projeções do coronavírus para as próximas semanas, a Secretaria Estadual de Educação pretende avançar nas demandas relacionadas à adaptação do calendário escolar, na continuidade e reforço das atividades escolares remotas e nas ações do protocolo para a retomada de aulas presenciais, quando isto for possível.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.