Dia Nacional da Saúde: Conscientização e cuidados são essenciais

Em homenagem ao aniversário do médico Oswaldo Gonçalves Cruz, data é comemorada nesta quarta-feira

Foto: Guilherme Cordeiro / TN
- PUBLICIDADE -

Geórgia Gava/Especial

Criciúma

- PUBLICIDADE -

Em meio a uma pandemia que tem tirado a vida de muitas pessoas, o momento é de conscientização e cuidado quanto ao bem-estar. Novos hábitos e educação sanitária são fundamentais para garantir uma melhor qualidade de vida. Nesta quarta-feira, dia 5, é comemorado em todo o Brasil, o Dia da Saúde. A data também reforça a importância dos profissionais que se dedicam dia após dia em oferecer o melhor tratamento à população.

Para contribuir com a eficiência no atendimento quanto à saúde, o Brasil tem um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo e engloba diversos níveis. Desde os simples, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população brasileira.

De acordo com professor e doutor que atua no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Jacks Soratto, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um sistema universal e garante o direito à saúde a todos sem distinção. “Temos percebido que os sistemas de saúde universal, alguns espalhados pelo mundo, eles têm enfrentado melhor a pandemia do que os países que não possuem, como é o caso dos Estados Unidos. O Brasil tem uma ampla rede capilar, em todo o território, aproximadamente 70% da população é coberta pelas equipes de unidades básicas,  o que é importante nesse enfretamento”, explica.

Equilíbrio                                                                         

Ainda conforme Soratto, a data celebrada hoje vai além apenas da saúde física e sim, de um equilíbrio em vários âmbitos da vida. “É um dia para produzirmos saúde, e como nós produzimos saúde? A gente tem uma rotina muito sufocante, não paramos para respirar e isso pode afetar a saúde, seja ela mental ou de forma física. Então esse dia é um dia alusivo para refletirmos sobre o que e como estamos construindo a nossa vida, seja na relação com as pessoas, no trabalho ou consigo mesmo”, acrescenta.

O professor ainda crê em um conceito de que a saúde não é somente a ausência de uma doença e também não é o completo bem-estar físico, biológico e mental. “Para mim, a saúde é a capacidade de reagirmos a diversos momentos da vida. Vão ter momentos de agravos e delicados, mas essa força interior que cada indivíduo possui para reagir as mais diversas situações, é o que eu entendo também como saúde”, enfatiza.

Profissional relata mudança devido à pandemia

A enfermeira Thamilis Peruch Csunderlick trabalha há 11 anos no Hospital São José e há cinco anos assumiu a gerência do setor. A profissional está na linha de frente no combate à pandemia e pontua as mudanças ao longo do período. “Eu acho que a pandemia trouxe uma visão muito diferente da realidade do que acontece. Hoje o ser humano trabalha, trabalha e trabalha, depois se aposenta, fica doente e por fim, quando está mais tranquilo, acaba vivendo para tratar doenças. A pandemia trouxe à tona a realidade do que é a vida e de que temos que viver o hoje e não esperar pelo dia de amanhã”, relata Thamilis.

A profissional reforça a importância do cuidado com a saúde e prevenção às doenças, principalmente nesse período de isolamento. “Tem que haver a questão do cuidado, de se prevenir, de fazer exames periódicos, de tentar estar sempre olhando para dentro de si, consultando um médico e cuidando das patologias. Isso não só na pandemia, em dias normais também”, acrescenta a enfermeira.

O combate à Covid-19 mudou a vida e o olhar de muitas pessoas quanto à importância da prevenção e do cuidado com a saúde. “Ela trouxe muita mudança pra gente na questão da valorização profissional. A população acha muito bonito o que estamos fazendo hoje e quer ser bem tratada, querem um tratamento de qualidade e nós estamos aqui pra isso. Porém, muitas vezes as pessoas não se cuidam e nós temos que nos cuidar para estarmos bem”, finaliza Thamilis.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.