Dia de celebrar a importância dos hospitais

Em período de pandemia do coronavírus, o Dia Nacional do Hospital ganha ainda mais importância para toda a sociedade

- PUBLICIDADE -

Tiago Monte

Criciúma

- PUBLICIDADE -

Historicamente, em momentos de epidemias ou pandemias, como a que estamos vivendo – do coronavírus – se ressalta ainda mais a importância dos hospitais. Hoje, 2 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Hospital, em função da inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Santos, em São Paulo, ter acontecido no mesmo dia em 1945. “Essa data, nesse momento, é importante de ser lembrada. Os profissionais da saúde merecem ser homenageados porque estão demonstrando a importância da instituição hospitalar para toda a sociedade catarinense, brasileira e do mundo”, comenta o presidente da Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC) e vice-presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Altamiro Bittencourt.

A data foi criada pelo então presidente, Getúlio Vargas, para homenagear todos os profissionais envolvidos no dia a dia de um hospital. A instituição ocorreu em 27 de junho de 1961. A palavra hospital origina-se do latim hospitalis, que significa “ser hospitaleiro”, acolhedor.  Pesquisadores afirmam que os primeiros hospitais surgiram no Ceilão em 431 a.C.,  local onde localiza-se hoje o Sri Lanka.  Dois séculos mais tarde, foram construídos na Índia locais para recuperação dos enfermos, mas o tratamento ainda era muito relacionado com o ocultismo e de eficácia duvidosa.

Por volta de 100 a.C., os romanos introduziram na Europa instituições mais semelhantes aos hospitais atuais, os chamados “valetudinarium”, destinados à assistência aos feridos em guerra. A partir do século IV, surge aquele que seria o principal modelo para os hospitais modernos, as instituições comandadas pelos sacerdotes e religiosos da época, aproveitando o momento de crescimento do cristianismo. Eram mosteiros que serviam de abrigo para viajantes e pessoas pobres e doentes. Eram tratados através de plantas medicinais colhidas em seus jardins e já possuíam uma espécie de farmácia. Na Idade Média, as ordens religiosas continuaram a liderar a criação de hospitais.

O Dia Mundial do Hospital foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 14 de julho, com o objetivo de que os assuntos pertinentes à área fossem debatidos anualmente pela sociedade.

Reportagem completa você confere na edição de hoje do Tribuna de Notícias.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.