Ciclone menos intenso e típico de inverno afetará o Sul na quarta-feira

Rajadas de vento devem ficar entre 50 e 60 km/h. Região terá mar agitado

Foto: Julio Cavalheiro/ Secom

- PUBLICIDADE -

Um novo ciclone está previsto para passar pelo Sul catarinense durante terça e quarta-feira, mas nada que se compare à força do fenômeno chamado de “ciclone bomba” da última semana. Agora, os ventos não devem ultrapassar os 60 km/h, bastante longe das ocorrências de rajadas de quase 100 km/h na região dias atrás.

“Já na terça-feira será um dia que terá mais vento, já associada à formação deste novo ciclone e também à uma frente fria. Na quarta, com a formação do fenômeno próximo ao litoral sul de Santa Catarina, teremos as rajadas um pouco mais fortes, entre 50 e 60 km/h, em média”, detalha Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram.

- PUBLICIDADE -

É preciso ficar atento à condição do mar. O oceano deve ficar mais agitado do que o normal, trazendo risco de ressacas para as faixas litorâneas. “O mar fica desaconselhável pelo menos até a quinta-feira. Depois disso, a predominância será de dias de sol, com massas de ar frio, com temperaturas mais baixas”, complementa Gilsânia.

Ciclones são comuns no inverno

As imagens causadas pelo ciclone extratropical da última semana impressionaram pela destruição. Postes, árvores e outdoors foram derrubados com facilidade, e inúmeros imóveis ficaram destelhados. Entretanto, a população não deve ter receios para este novo fenômeno.

“Será bem menos intenso do que o outro. É um sistema que é normal nesta época do ano, eles são típicos de inverno e são típicos do Sul do Brasil. Por isso é bom sempre ficarem ligados nos avisos da Epagri para encontrar as informações reais”, tranquiliza a meteorologista.

Chuva permanece até quarta-feira à tarde

Durante toda a terça-feira e a manhã de quart, a região Sul catarinense terá o tempo instável, com a ocorrência de pancadas de chuva de até 50 mm. A temperatura máxima será de apenas 16º neste período.

A partir da tarde de quarta, o céu se abre e o sol aparece, com a máxima se elevando até os 23º C. O sol permanecerá até o final de semana, concomitantemente com a chegada de uma massa de ar frio à região. A quinta-feira será o dia mais ameno, com mínima de 5º C em Criciúma, ao amanhecer.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.