Balneário Rincão: Quatro toneladas de tainha pescadas no sábado (Vídeo)

Foi a primeira grande movimentação da espécie no município na atual safra

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Os pescadores do Balneário Rincão tiveram motivos para comemorar neste final de semana. As condições climáticas e marítimas foram favoráveis para a pesca da tainha. No sábado, dia 16, aproximadamente quatro toneladas do peixe foram capturadas no município.

Essa foi a primeira movimentação no balneário nesta safra, que começou no último dia 1º, e se estende até 31 de julho. “A água estava bem clara, com o mar baixo. Com o vento sul e as temperaturas frias, as tainhas apareceram”, comemora João Piccolo, presidente da Colônia de Pescadores Z-33.

- PUBLICIDADE -

As atividades foram recompensadas também nas outras praias da região. Fato que traz alívio aos trabalhadores, que após um início pouco aproveitável de safra, tiveram a pesca mais expressiva até o momento. “Na Esplanada e no Camacho, em Jaguaruna, em Balneário Ilhas, em Araranguá, e no Balneário Arroio do Silva, também sabemos que o cenário foi bom, produtivo”, destaca.

Piccolo informou que nesse ano as tainhas estão sendo comercializadas na faixa de R$ 10,00 o quilo. Para efeito de comparação, no mesmo período do ano passado, o valor era de ao menos R$ 11,00, na beira da praia. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a fim de evitar aglomerações, a venda do peixe na orla está proibida nesta temporada.

O presidente enalteceu que todas as normas de regulamentação impostas pelo Governo do Estado estão sendo cumpridas à risca. “Todos estão trabalhando com máscaras, álcool em gel, e mantendo o distanciamento pré-estabelecido. A fiscalização está batendo. É um momento de todos cooperarem”, afirma Piccolo.

A expectativa dos pescadores é de continuarem com o bom momento durante os próximos dias, junto com a chegada de uma nova frente fria prevista. “Como o auxílio-emergencial do Governo foi cancelado aos pescadores, o único jeito é a classe continuar trabalhando com a sua própria atividade, garantindo o pescado de cada dia”, conclui.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.