Lá e cá

Leia a coluna completa no Jornal Tribuna de Notícias

- PUBLICIDADE -

Longe de ser uma democracia e um país perfeito, os EUA nos mostram uma participação popular direta nos rumos daquela sociedade cada vez que utilizam todas e quaisquer eleições eleitorais para fins de referendo e plebiscito, não só oxigenando e atualizando a vontade popular bem como economizando o dinheiro do contribuinte/eleitor… São uma federação, mas com organização política interna com características diversas do Brasil. Cada estado também é soberano para legislar sobre várias pautas. No século XIX teve estados confederados, o que dá a liberdade de cada ente decidir muitas questões de forma individualizada, o fato é que perdemos a chance de, a cada dois anos, fazermos a mesma coisa por aqui. Temos a vontade popular concentrada nos nossos representantes nas respectivas Casas Legislativas que, na maioria das vezes, desconhecem, esquecem ou se afastam de nossos anseios. Pense nisso. Veja quantas questões sociais estão sendo decididas paralelamente às votações desta semana na terra do Tio Sam.
Lá,o governo central pouco legisla. Aqui, tudo é concentrado no Governo Federal.

O conteúdo completo você acompanha na edição impressa do Jornal Tribuna de Notícias ou no TN Digital. Leia esta e muitas outras colunas, ligue para o (48) 3478-2900 e assine!

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.