De janeiro a setembro, mais homicídios na região

Boletim divulgado pela SSP aponta crescimento no número de crimes na Amrec e Amesc em relação ao mesmo período de 2018

- PUBLICIDADE -

Lucas Renan Domingos

Criciúma

- PUBLICIDADE -

No último dia 30 de setembro, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) divulgou mais um Boletim Semanal de Indicadores. Os dados demonstraram que em de 1º de janeiro a 30 de setembro de 2019 foram registrados 487 homicídios em Santa Catarina, uma redução significativa em relação ao mesmo período de 2018, quando o Estado teve 614 casos. Por outro lado, o mesmo levantamento apontou que nas regiões da Amrec e Amesc, houve um acréscimo no número de crimes.

Entre os meses de janeiro e setembro, a Amrec teve 24 homicídios em 2018. Neste ano, foram 28 delitos. Na Amesc, a diferença foi de três homicídios. Enquanto em 2018 a região teve 15 homicídios neste mesmo período, em 2019 foram 18 casos, constatou o relatório.

Por outro lado, ambas as regiões ainda não superaram a marca de mortes contabilizadas durante todo o ano de 2018. No ano passado – de janeiro a dezembro – a Amrec registrou 33 mortes e a Amesc 21 casos.

Variações positivas e negativas

A cidade que teve maior variação negativa na Amrec foi Içara. No ano passado, o município não apresentou nenhum homicídio. Em 2019 foram quatro mortes entre janeiro e setembro. A variação positiva ficou para Morro da Fumaça, que passou de dois crimes para nenhum este ano no período especificado pelo último boletim divulgado pela SSP.

O caso da Amesc é semelhante. Araranguá teve o índice mais negativo, passando de quatro mortes em 2018 para oito neste ano. E São Rosa do Sul acabou sendo o contraponto, passando também de dois homicídios para nenhum neste ano, sempre no período de 1º de janeiro a 30 de setembro.

Falando de toda Santa Catarina, além da redução apresentada em comparação ao ano passado, o estudo também apontou que setembro foi o melhor setembro da série história de número de homicídios no Estado. Foram registrados 42 homicídios no mês de setembro em 2019, a melhor marca da série histórica (2008 até 2019). O número deste ano superou o ano de 2009, que contava com 44 homicídios em setembro.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.