Turvo tem a melhor gestão fiscal de Santa Catarina

Município ficou em primeiro lugar no Estado e em quinto no país em índice da Firjan

- PUBLICIDADE -

Turvo

A administração turvense ganhou destaque nacional. Em um ranking desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o município foi selecionado como aquele com a melhor gestão fiscal de Santa Catarina. Em todo o Brasil, a cidade do Extremo Sul ficou com o quinto lugar.

- PUBLICIDADE -

Em um índice que vai de 0 a 1, Turvo somou 0.9892, bem acima de Saudades, município do Oeste, que ficou com a segunda posição de Santa Catarina (13ª no Brasil), com 0.9439. Já a média nacional é de 0.4555. “Ficamos muito contentes com a notícia. É a preocupação de todo gestor público querer organizar suas contas, e o município de Turvo se preparou para isso, fez um planejamento com toda a sua equipe”, destaca o prefeito Tiago Zilli (MDB).

O ranking leva em consideração a autonomia do município, a relação de receitas da atividade econômica do município e os custos, além do gasto com pessoal, comparado ao total de Receita Corrente Líquida, a liquidez, que verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para supri-lo e os investimentos feitos pela gestão. “Eu credito bastante disso ao nosso contador, o Juir [Antônio Roavris], que é um dos responsáveis pela parte fiscal. Ele diz que enquanto os municípios estão administrando as despesas, Turvo está administrando a receita”, explica Zilli.

Na lista, Turvo ficou com a nota máxima nos quesitos autonomia, investimentos e liquidez. “É como na sua casa. Você conseguir poupar, pagar as contas em dia, guardar um recurso para pagar as contas à vista. Se o município conseguir guardar 12% da receita própria para investimento, ele ganha a nota máxima. Nós conseguimos guardar 24%. O dobro. Então a gente consegue dar melhor resultado para a população. Mais investimentos, mais infraestrutura, mais educação, mais saúde, porque você consegue se planejar. Então ficamos muito felizes com o prêmio”, completa o prefeito de Turvo.

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.