Projeto do Executivo visa estimular empreendedorismo

Aprovado na última sessão do ano, o programa Mão na Roda promete aumentar a geração de empregos e renda por meio de empréstimos a microempreendedores

- PUBLICIDADE -

Criciúma

Um Projeto de Lei do Executivo de Criciúma promete estimular o empreendedorismo e diminuir a informalidade. Aprovado na sessão extraordinária da última segunda-feira, o programa “Mão na Roda” foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira, e pode entrar em funcionamento já no início de janeiro.

- PUBLICIDADE -

O projeto foi um dos mais polêmicos na última sessão de 2019, sendo aprovado por 9 votos a 7. Mas segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Claiton Pacheco Galdino, o programa deve mudar a realidade de muitas pessoas e garantir bons números ao município.

“Vai aumentar a possibilidade de geração de empregos. Vamos pegar o exemplo de uma faccionista que acaba fazendo costura para alguma indústria. Ao comprar uma segunda, terceira, quarta máquina, vai ter que abrir um CNPJ e ter que contratar pessoas. Aumenta a condição de renda dessas pessoas, pois acabam consumindo mais, melhorando a condição de vida, o empreendimento e sugue movimentando a economia. Além no aumento do número de CNPJs, pessoas registradas no município como empreendedores e melhor acompanhamento dos negócios, saiam da informalidade, passe a ser visto na economia. Em geral, esse tipo de programa, para as pessoas que recebem, melhora a condição de vida. Aumenta rapidamente o faturamento, pois são pessoas que estão no gargalo do crescimento em função de não poder comprar uma máquina, por exemplo. E para o município, aumenta o número de empresas formais. É bom para a economia de uma forma geral. E apesar de como MEI [Micro Empreendedor Individual] não gerar uma receita adicional para o município, no entorno dele, ao comprar em outros estabelecimentos, solicitar outros serviços, aumenta a receita do município também”, explica Galdino.

Leia a matéria completa no Tribuna de Notícias deste fim de semana

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.