Legislativo busca aproximação entre Forquilhinha e Alemanha

Entre os projetos está uma parceria para oferecer aulas gratuitas do idioma alemão na cidade

Crédito: Geórgia Gava
- PUBLICIDADE -

Dois projetos distintos e de iniciativa do Poder Legislativo de Forquilhinha estão em andamento e devem estreitar os laços da cidade da Região Carbonífera com o país que mais fez parte de sua colonização, a Alemanha. O mais recente deles está sendo construído em parceria com o Consulado Alemão no Brasil e tem a intenção de oferecer aulas gratuitas do idioma alemão nas escolas de Forquilhinha.

O presidente da Câmara, Maciel Da Soler, conta que no consulado ele descobriu que para encaminhar intercâmbios de estudo e trabalho com o país irmão, antes é necessário que a língua esteja difundida no município. Foi então que surgiu a oportunidade de parceria com o Instituto Goethe, que é credenciado pelo governo alemão e que abre as portas para a realização e intercâmbios entre as nações.

- PUBLICIDADE -

“A princípio nós vamos implantar nas escolas, mas também queremos oferecer a Câmara de Vereadores para fazer uma capacitação lá com os jovens e adultos que não estão nas escolas, porque deve ter muita gente que quer fazer o intercâmbio na Alemanha. As universidades abriram as portas lá agora e passar pela Alemanha dá uma bagagem grande para enfrentar os desafios da vida”, comenta Da Soler.

“Com a formação dos alunos pelo Instituto Goethe, automaticamente já se abrem bolsas de estudo lá nas universidades alemãs. E o segundo passo é fazer o intercâmbio profissional, que é mandar gente nossa capacitada para trabalhar na Alemanha”, enfatiza.

Para difundir o máximo possível o idioma na cidade, Forquilhinha também busca participar de um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação de implantação de uma segunda língua nas escolas. De acordo com pesquisa realizada em Santa Catarina, os idiomas italiano e alemão foram os escolhidos.

“Eles estão fomentando em alguns locais o começo desse projeto. Tubarão ficou com a língua italiana e agora começamos a conversação com a coordenadora regional e o secretário estadual para que Forquilhinha faça o projeto piloto da língua alemã. Então, vai ser um projeto de parceria entre Governo do Estado, Instituto Goethe e Forquilhinha”, afirma o presidente.

Matéria completa na edição desta quinta-feira do Tribuna de Notícias. 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.