TN e Fundação Cultural lançam projeto “Brilha Criciúma”

Iniciativa busca incentivar os moradores a decorarem imóveis para o Natal e aniversário de 140 anos de Criciúma


- PUBLICIDADE -

Criciúma

Conforme o fim de ano se aproxima, é comum encontrar casas, apartamentos, lojas e empresas iluminadas com pisca-pisca ou com outras luzes e decorações temáticas. Mesmo que de forma singela, esse tipo de ação ajuda a envolver a cidade em meio a um clima festivo e de união. É essa essência que uma parceria firmada entre o jornal Tribuna de Notícias, o portal TN Sul, a Prefeitura de Criciúma e a Fundação Cultural da cidade (FCC) busca resgatar neste ano, mas com um toque especial, por meio do “Brilha Criciúma”.

- PUBLICIDADE -

Apresentada oficialmente na tarde de ontem, a iniciativa visa incentivar os moradores a iluminarem os imóveis para o fim de ano e manterem as luzes decorativas até o dia 6 de janeiro de 2020, data em que o Município comemora 140 anos. “A gente já vem conversando há algum tempo sobre esse projeto bem inovador e diferente para Criciúma. O objetivo é que todos acedam as luzes no dia 18 de novembro, até o dia do aniversário da cidade”, destaca o diretor-geral do TN, Edson da Soler.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Júlio Lopes, esse projeto será como “o bolo do aniversário” do município. “A ideia é a gente, através do jornal, que tem uma grande circulação na região, incentivar as pessoas a comemorarem, coincidente com o Natal, os 140 anos da cidade”, reforça Lopes.

Para eles, é a união dessas duas datas importantes que possibilitarão um momento único para o Município. “Não é um ‘Natal Luz’. É o ‘Brilha Criciúma’. E, o mais importante, a comemoração dos 140 anos da cidade ao mesmo tempo em que se aproveita o espírito natalino”, acrescenta o presidente.

Tempo para os preparativos

A apresentação do projeto ocorreu na tarde de ontem, na sede do TN. Além de Soler e Lopes, também estão envolvidos com a ação a diretora administrativa e financeira da FCC, Jamile de Souza; o diretor de turismo de Criciúma, Ismail Ahmad Ismail; e o diretor de Cultura, Evandro Bortolotto Prêmoli.

Segundo os envolvidos, a ideia é já apresentar o projeto agora, para que a população consiga se preparar para a iniciativa. “Começamos essa mobilização no mês de agosto, para dar tempo das pessoas comprarem os materiais nas lojas e se programarem, para que não tenham um gasto muito grande. E é importante que as pessoas adquiram os materiais com antecedência, porque, se deixarem para perto do Natal, não vão encontrar”, pontua o presidente da FCC.

Lopes também pede que as lojas que vendem esse tipo de produto se sensibilizem e iniciem a comercialização dos itens mais cedo, já desde agosto, para viabilizar a ação.

Data de início programada

Entretanto, o diretor-geral do TN reforça que, apesar da importância dos preparativos antecipados, a população deve esperar para acender as luzes no dia 18 de novembro, às 20h. “É que nós queremos fazer uma contagem regressiva. O objetivo maior é fazer Criciúma brilhar; é chegar no dia e as casas e empresas estarem todas iluminadas”, comenta Soler.

Um evento deve marcar o começo do “Brilha Criciúma”, com a contagem regressiva para o acendimento das luzes e show pirotécnico silencioso no Morro Cechinel, às 20h, sinalizando o início da ação. “E, para completar, nós já teremos nessa data a canção para Criciúma, que vai ser escolhida no dia anterior”, celebra Lopes.

Incentivo para a participação

Como forma de incentivar ainda mais a participação dos moradores e dos proprietários de estabelecimentos da cidade, o jornal Tribuna de Notícias e o portal TN Sul realizarão uma ação no período entre os dias 18 de novembro e 6 de janeiro. “Nós vamos fotografar casas, empresas, edifícios e empresas que estiverem iluminados. E, também, podemos fazer pequenas filmagens, para mostrar a decoração nesses locais”, destaca o diretor-geral do TN.

Após esses registros, uma nova etapa do projeto será realizada. “Nós vamos criar, com pessoas da Fundação Cultural e do jornal, uma banca para escolher as principais casas e prédios mais iluminados e mais bonitos nesse período. E, antes do Natal ou do aniversário de Criciúma, o jornal e o portal TN Sul pretendem fazer uma surpresa para aquele estabelecimento selecionado, com uma página linda, mostrando o lugar iluminado”, detalha Soler.

Sensibilização em datas especiais

Na avaliação de Soler, o projeto busca despertar essa essência típica de fim de ano, que muitas vezes acaba sendo esquecida para população. “Que esse projeto incentive para que, em 2020, as pessoas se sensibilizarem mais ainda. Não é apenas por causa da iluminação nas casas. Mas é pelo fim de ano, que proporciona um clima para que as pessoas se unam. É a data mais linda do ano. O Natal é nascimento, o Natal é vida, o Natal é prosperidade. Depois vem o Ano Novo e, por último, o projeto é coroado com o aniversário de 140 anos de Criciúma”, explana.

De acordo com ele, independente da dimensão da decoração que será feita, a iniciativa busca incentivar cada cidadão a abraçar a causa e trazer um diferencial para o município. “Que se torne uma cidade iluminada, referência, em que as pessoas se orgulhem em enfeitar suas casas e presépios. Então isso é uma parceria do jornal Tribuna de Notícias, do portal TN Sul, junto à Fundação Cultural e o Governo do Município. Esse é um projeto nosso e eu tenho certeza que vai dar certo”, garante o diretor-geral.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.