
Timbé do Sul
O impasse que envolvia a liberação parcial do tráfego na Serra da Rocinha, no Extremo-Sul do estado, chegou ao fim. Uma reunião realizada nessa quarta-feira, 17, entre os prefeitos de Timbé do Sul, Roberto Biava, e de São José dos Ausentes, Ernesto Valim Boeira, com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Santa Catarina (Dnit/SC), Ronaldo Carioni Barbosa, acordou pela permissão de veículos cadastrados circularem, em horários específicos, pelo trecho em obras da BR-285.
A reunião foi agendada na última semana, após a Prefeitura de Timbé do Sul se mostrar contrária à decisão do dia 9 de julho, entre Dnit/SC, representantes de moradores e consórcio de empresas envolvidas na obra. Na ocasião, foi definido que até 50 veículos de pessoas que realmente precisam transitar pela BR-285 seriam cadastrados e, em seguida, teriam acesso à rodovia em horários determinados. Entretanto, o número estipulado desagradou o Município. “Ou passa todo mundo, sendo veículo leve, ou não passa ninguém”, comentou, na ocasião, o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava.
Entretanto, de acordo com o Dnit/SC, o que ocorreu foi um mal-entendido, já que o número de 50 placas cadastradas era apenas estimado, podendo ser superior, conforme a necessidade da população.
Encaminhamentos são definidos
Com a situação esclarecida, os prefeitos e o Dnit/SC acordaram que será permitido o acesso a Serra da Rocinha a pessoas que comprovarem a necessidade de trafegar pelo local. Para isso, elas precisarão realizar um cadastro na prefeitura de Timbé do Sul ou de São José dos Ausentes, informando a placa do veículo que será utilizado, e assinar um termo de responsabilidade.
Em seguida, a lista de placas cadastradas será enviada para o consórcio responsável pelas obras de pavimentação da serra, que fará o monitoramento do tráfego no local. Somente após isso é que o trecho será liberado em horários específicos a esses motoristas: de segunda a sexta-feira, entre 6h e 8h e das 17h às 19h. Durante os fins de semana e feriados, assim como para o restante da população, a via seguirá interditada. Com o avançar das obras, esse cenário pode ser alterado, para garantir a segurança de motoristas e trabalhadores.
Na manhã desta quinta-feira, 17, o prefeito de Timbé do Sul se reunirá com o engenheiro responsável pela obra para definir detalhes sobre o processo de cadastramento e demais questões relacionadas ao assunto.
NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.