A previsão climática da Epagri/Ciram aponta que o próximo trimestre terá características típicas da primavera, com retorno da chuva e temperatura elevada em Santa Catarina. A estação segue até o dia 22 de dezembro, quando ocorre o solstício de verão.
Conforme as informações da meteorologista da Epagri Marilene de Lima, o trimestre terá índice de precipitação próximo a abaixo da média no estado. “Em outubro persiste a condição de mais nebulosidade, porém a chuva segue mal distribuída e pouco significativa em algumas localidades. Nos meses seguintes, a chuva fica bem distribuída, com valores mais significativos e temporais frequentes”, detalha Marilene.
De maneira geral, os acumulados no litoral catarinense variam, em média, entre 140 e 180 milímetros. Nessa época, é alta a incidência de temporais com raios, granizo e ventania no estado, podendo registrar acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo.
Temperatura
A previsão da Epagri é que os próximos meses tenham temperatura próxima a acima da média climatológica em Santa Catarina. Em outubro e início de novembro, segundo a meteorologista da Epagri, massas de ar frio, com curta duração, podem atingir o estado, registrando temperatura baixa para a época do ano na madrugada e amanhecer. Já em novembro e dezembro as massas de ar quente atuarão com mais frequência e maior duração.