Padre Vander: Passo pelo fracasso, mas não aceito como definitivo

- PUBLICIDADE -

A vida cristã é esta equalização entre as fragilidades de Adão e os poderes de Cristo. Não poderes de um super-herói. Cristo é o redentor. Da mesma maneira como podemos conhecer pessoas redentoras. Você pode conhecer o significado de redenção antes de conhecer Jesus. Depois você vai e pensa o significado ainda mais profundo do que ele é.

Você conhece algumas pessoas, ou alguém que passou por você e lhe foi redentor. Redenção é a gente ser retirado de uma situação desfavorável e ser colocado em uma situação melhor. Aquele que me proporciona uma oportunidade de sair da minha miséria, de sair da minha situação desconfortável para ir para uma melhor.

- PUBLICIDADE -

Todas as fraquezas de Adão estão dentro de mim, sou invejoso, sou possessivo, sou desonesto, não é assim? Todos nós não podemos dizer que em algum momento somos assim? Sem medo de errar, você também já mentiu, você já foi fofoqueiro, só que nós somos convidados a vivermos de um outro jeito. Somos convidados a vivermos na direção de um humano melhor. É claro que nosso esforço conta, mas é a graça que nos oferece uma nova natureza.

Cristo está ao nosso serviço para nos tirar da condição Adâmica. Na tendência da mesquinharia, na tendência da preguiça. Ele nos tira e nos coloca no lugar certo.

Ele me ajuda a não aceitar o fracasso como definitivo. Vou até passar por ele, porque sou filho de Adão, eu ainda tenho as marcas do pecado em mim. Então é natural que eu venha fracassar. Então no momento em que esta força de Adão me puxar para este fracasso, eu vou recordar da força de Cristo me ajudando a significar todas as minhas quedas.

O verdadeiro cristão é aquele que significa todas as suas quedas, a partir da dinâmica da graça. Eu posso até cair, eu posso até vacilar, mas vai ser apenas uma oportunidade para um recomeço.

Talvez seja só para me lembrar que eu sou frágil, que devo ter paciência com quem tenho ao meu lado. Que eu não tenho o direito de ser arrogante. Que eu não estou nesta caminhada sozinho. Que nesta caminhada não cabe arrogância, prepotência, vaidade.

Todo esforço sempre vale a pena, desde que ele nos leve ao lugar que nos foi preparado. Se eu tenho que caminhar mil quilômetros na direção que eu devo chegar, eu vou. Mas se eu tenho que andar 100 metros na direção do que eu não quero, será muito angustiante.

Também na vida é assim. Se estou colocando o meu empenho na direção de uma estrada que não é minha e de um destino que não é meu, é claro que a infelicidade vai se manifestar.  É por isso que você precisa abrir bem os olhos e perceber se você está satisfeito sendo quem você é. Se está valendo a pena andar na estrada que você escolheu andar. E nunca é tarde para a gente acordar a nossa consciência para o sonho que Deus tem para nós.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Marciano Bortolin
Em: Criciúma

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.