Irmã Dulce é canonizada e se torna a primeira santa brasileira

Cerimônia ocorreu na manhã deste domingo, 13, na Praça de São Pedro, no Vaticano

Foto: Acervo Irmã Dulce
- PUBLICIDADE -

Santa Dulce dos Pobres. É assim que Irmã Dulce passa a ser chamada após a cerimônia de canonização que a tornou santa na manhã deste domingo, 13, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Conhecida popularmente como Anjo Bom da Bahia, ela foi uma das religiosas mais populares do Brasil, graças ao trabalho social prestado aos mais pobres e necessitados, principalmente na Bahia.

O Vaticano considera que Santa Dulce dos Pobres é a primeira mulher nascida no Brasil que teve os milagres reconhecidos. Com isso, ela se torna a primeira santa brasileira. De acordo com informações levantadas pelo Portal G1, 50 mil pessoas participaram do rito de canonização deste domingo.

- PUBLICIDADE -

Na cerimônia, também foi canonizado o teólogo e cardeal inglês John Henry Newmann, um dos principais intelectuais cristãos do século 19; a religiosa italiana Giuseppina Vannini; a religiosa indiana Mariam Thresia Chiramel Mankidiyan; e a catequista suíça Margherita Bays.

Beatificação e milagres

Conforme o Portal G1, Irmã Dulce foi beatificada em 2011, após ter o primeiro milagre reconhecido. A graça alcançada foi a recuperação de uma paciente que teve uma grave hemorragia pós-parto e cujo sangramento subitamente parou, sem intervenção médica. Após beatificada, Dulce Lopes Pontes passou a ser chamada “Bem-aventurada Dulce dos Pobres”.

O segundo milagre reconhecido ocorreu em maio deste ano, após um maestro soteropolitano voltar a enxergar depois de fazer uma oração para a então beata. Além disso, outras duas graças alcançadas por devotos após orações a Irmã Dulce estavam sendo analisadas pelo Vaticano para o processo de canonização da religiosa.

O Vaticano tem quatro exigências quanto à veracidade de uma graça, até ser considerada milagre: ser preternatural (a ciência não consegue explicar), instantâneo (acontecer imediatamente após a oração), duradouro e perfeito.

Fonte: Portal G1

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.