Ibama certifica práticas socioambientais do Dnit nas obras da BR-285

Fórum de Programas Socioambientais no Licenciamento Ambiental Federal ocorre no dia 19 de novembro, em Brasília, reunindo projetos indicados como práticas bem-sucedidas

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

O trabalho socioambiental realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) nas obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, entre São José dos Ausentes e Timbé do Sul, será apresentado em evento de certificação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O Fórum de Programas Socioambientais no Licenciamento Ambiental Federal ocorre no dia 19 de novembro, em Brasília (DF), reunindo os projetos indicados pelo órgão ambiental como práticas bem-sucedidas em todo o Brasil.

A equipe contratada para executar a Gestão Ambiental (STE S.A.) do empreendimento abordará o acompanhamento social realizado no âmbito do Programa de Desapropriação, Indenização e Reassentamento, destacando aspectos como a aplicação de diagnóstico socioeconômico, o monitoramento da população impactada, a atuação com moradores em situação de vulnerabilidade e a participação nos mutirões de conciliação. Haverá espaço ainda para o relato das ações e resultados do Programa de Educação Ambiental, o qual estrutura-se em eixos que contemplam as comunidades lindeiras, os colaboradores da obra e os alunos e professores das redes municipal e estadual de ensino.

- PUBLICIDADE -

“Os bons resultados fazem com que o Ibama valorize o trabalho e o reconheça como um grande resultado do processo de licenciamento ambiental”, expõe a analista ambiental do Ibama/RS Diara Sartori, responsável pela fiscalização socioambiental da BR-285/RS/SC.

Diara também destaca como positiva a integração entre os programas da área. “O trabalho em conjunto das equipes potencializou os resultados e a interlocução com a comunidade e conseguiu articular outras políticas públicas”, salienta.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Brasília

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.