Festa Dell’Immigrazione faz resgate histórico no Rio Maina

Ponto alto da programação no distrito criciumense será na manhã deste domingo, 10, com a chegada da Maria Fumaça retratando o início da imigração italiana na localidade

Foto: Arquivo/Circolo Bergamasco Di Rio Maina
- PUBLICIDADE -

Criciúma

A cultura italiana, os antigos costumes e a história da colonização do distrito de Rio Maina, em Criciúma, serão evidenciados neste fim de semana na VIII Festa Dell’Immigrazione. Para isso, não faltarão músicas típicas, apresentações folclóricas, competições e brincadeiras tradicionais, além da farta gastronomia herdada dos antepassados. Organizado pelo Circolo Bergamasco Di Rio Maina, o evento ocorrerá pela primeira vez no Parque dos Imigrantes, inaugurado no início deste ano.

- PUBLICIDADE -

Para esta oitava edição, o evento traz um diferencial no domingo pela manhã, recriando a chegada dos primeiros colonizadores ao atual distrito. “Esse é o ponto mais alto da festa. Às 9h30min, o trem Maria Fumaça vai trazer 80 pessoas, descendentes de imigrantes italianos, com roupas da época, de 1891, quando os colonizadores chegaram da Itália. Vai ser emocionante. Eu acredito que ninguém fez esse tipo de encenação aqui na região”, enfatiza o presidente do Circolo Bergamasco, Jucemar Rampinelli.

De acordo com ele, o intuito é que as pessoas possam ver a cena que recria as histórias contadas pelos ‘nonnos’ e bisnonnos’ ao longo do último século. “Foram 80 pessoas, de 80 famílias, escolhidas a dedo. Elas estarão com aquelas maletas, cachimbo, com chapéus… As mulheres carregando aquelas trouxas, com lenços na cabeça, avental, como tem nas fotos antigas da chegada dos italianos”, acrescenta.

Recepção emocionante

A locomotiva a vapor sairá do bairro Pinheirinho com destino ao Rio Maina, onde uma plataforma foi construída para receber esses participantes. “Ali, vai ter em torno de 50 cantores de toda a região recepcionando-os com a música “Mérica, Mérica”. Haverá o Grupo Cantando Si Va, de Urussanga; Fratelli Furlan, de Cocal; Bellunesi, de Siderópolis; e Ricordi di Itália, de Tubarão. A gente acredita que vai ter muita gente para ver esse momento”, afirma Rampinelli.

Segundo ele, mesmo se chover, o evento será realizado.

Atrações para toda a família

A festa iniciará no sábado, com missa na Igreja Santo Agostinho, em Rio Maina, celebrada nos dialetos bergamasco e vêneto. Já no domingo, escolas e grupos musicais se apresentarão ao longo do dia. Para o almoço, comida típica será comercializada no Parque dos Imigrantes. À tarde, conforme Rampinelli, haverá a escolha da corte da nona edição do evento e competição esportiva. “Vai ter mora, funda, topiador e caça ao penico da ‘nonna’. Como tem o Labirinto Verde, vamos pegar um penico de 60 anos atrás e colocá-lo dentro do labirinto. Quem entrar e conseguir trazê-lo mais rápido ganha um prêmio. E ninguém paga nada”, ressalta.

PROGRAMAÇÃO:

Sábado – Dia 9:
14h – Torneio de canastra bergamasca – Parque dos Imigrantes
19h – Missa nos dialetos Bergamasco/Veneto cantada pelo Grupo Bellunesi – Igreja Santo Agostinho

Domingo – Dia 10:
9h – Benvenuto alla festa – Banda do 28° GAC
9h30min – L’arrivo del treno (chegada do trem) Maria Fumaça con gli immigranti italiani – Parque dos Imigrantes
10h – Mostra di artigianato (artesanato)| Grupo de Mães da Afasc
10h20min – Spettacolo CEI Afasc Irmã Emília
10h30min – Spettacolo CEI Ângelo Félix
10h40min – Spettacolo Escola Augusto Pavei
10h50min – Spettacolo CEI Professor Jairo Tomazi
11h – Spettacolo CEI São José
11h10min – Spettacolo Escola Caetano Ronchi
11h20min – Spettacolo CEI Aluim Michels
11h30min – Gruppo Musicale Bellunesi | Siderópolis
11h55min – Gruppo Musicale Cantando Si Va | Urussanga
12h10min – Gastronomia
12h20min – Gruppo de Canto Fratelli Furlan
12h40min – Gruppo Ricordi di Itália
13h10min – Show Kuki Savi Mondo & Vitor Nesi | Urussanga
14h10min – Competizioni sportive (mora, funda, topiador e caça ao penico da nona)
14h10min – Spettacolo Escola Hercílio Amante
14h20min – Spettacolo Escola Maria de Lourdes Carneiro
14h30min – Spettacolo Del Corso di Baletto Del Sesc Criciúma
14h40min – Omaggio alle cemitrici di carbone (Teatro Escola Silva Avarenga)
15h10min – Spettacolo Grupo Folclórico Valsugana
15h50min – Concorso Regina (rainha) e Principesse della IX Festa Dell’Immigrazione (2021)
16h – Cerimonia di premiazione dei vincitori delle Competizioni Sportive
16h10min – Ballo (baile) della Regina e delle Principesse – Grupo Dallas

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Criciúma

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.