Dossiê do projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é assinado

Ato marca conclusão de mais uma etapa do trabalho para que o território receba o reconhecimento da Unesco

Foto: Prefeitura de Mampituba
- PUBLICIDADE -

Praia Grande

“Dois estados, sete municípios. Um território repleto de riquezas, onde milhares de pessoas trabalham de mãos dadas por um mesmo ideal”. Foi esse resumo que marcou o início do ato de assinatura do dossiê do projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. A solenidade, realizada nessa sexta-feira, 29, em Praia Grande, representou a conclusão de mais uma etapa do trabalho na busca pelo reconhecimento do território por parte da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

- PUBLICIDADE -

Para os prefeitos dos quatro municípios do sul catarinense e três do norte gaúcho, o dossiê ajuda a concretizar um sonho antigo da região. “Diziam que era impossível que chegássemos até aqui. Talvez não tenham se dado conta da dimensão desse projeto. Da geração de emprego e renda, de todas as mudanças que serão proporcionadas”, ressalta o prefeito anfitrião, Henrique Maciel.

Porém, segundo Maciel, muito ainda precisa ser feito para que o selo internacional seja alcançado. “Hoje nós estamos assinando o dossiê de conclusão da caminhada até aqui. Mas, mesmo que nós tenhamos a chancela, a caminhada continua, é infinita. É uma proposta de vida para a nossa região. Por isso, vamos em frente. Amanhã o dossiê estará indo para Paris, para ser avaliado. Até maio, a Unesco volta conosco e, com o sim ou com algum ajuste que teremos que fazer, não haveremos de desistir jamais”, garante o prefeito de Praia Grande.

Semente para o futuro

Segundo o prefeito de Morro Grande e presidente do consórcio intermunicipal, Valdionir Rocha, a educação já tem recebido destaque. “Vejo professores trabalhando com alunos de seis, sete, oito anos a importância do nosso território geoparque e sobre o que é preservar. Então isso é uma semente que estamos lançando para o futuro”, reforça.

Também integram o projeto Timbé do Sul e Jacinto Machado, assim como Torres, Mampituba e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Praia Grande

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.