
Criciúma
Emoção e nostalgia não faltaram durante a festa de 40 anos da primeira turma dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), atual mantenedora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O evento comemorativo ocorreu na noite desse sábado, 3, em Criciúma, e foi marcado por um momento especial: uma homenagem ao professor doutor Robison Westphal.
Conforme o integrante da comissão organizadora do evento Nilson Olivo, os ex-alunos elegeram um dos 42 profissionais que integraram o quadro docente dos cursos, para receber essa demonstração de admiração e agradecimento. “Como não havia como homenagear a todos, foi escolhido o professor que mais teve representatividade junto à turma”, comenta.
Trajetória na Fucri e no MPSC
Natural de Braço do Norte, Westphal tem 75 anos e teve carreira importante dentro e fora da área educacional. Entre 1975 e 1979, ele foi professor e diretor da Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas (ESCCA) da Fucri, onde teve contato direto com a turma. Já em 1979 e em 1980, ele ocupou o cargo de diretor executivo da fundação.
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Westphal também teve trajetória marcante no Ministério Público (MP-SC). Aprovado em primeiro lugar no concurso, ele ingressou como promotor substituto em Criciúma. Ao longo da carreira, também atuou nas comarcas de Urussanga, Turvo, Araranguá, Criciúma (como titular) e Florianópolis. Em 1992, chegou ao cargo de procurador de Justiça.
Dentro do MP-SC, ele ainda desempenhou outros cargos e funções, como ser presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), diretor da Escola de Preparação e Aperfeiçoamento da instituição, presidente do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), coordenador-geral do Centro das Promotorias da Coletividade e assessor da Corregedoria Geral do MP.
NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.