Criciúma: Consultório móvel proporciona atendimento mais humanizado

Serviço oferecido pelo Município proporciona consultas e procedimentos odontológicos domiciliares a pessoas com dificuldades de locomoção

Foto: Lucas Colombo/TN

- PUBLICIDADE -

Criciúma

Uma condição que se repete em todas as regiões de Criciúma é a de pessoas que, por limitações locomotoras, dificilmente procuram atendimento nas unidades de saúde. Sejam pacientes acamados, cadeirantes ou idosos, a situação acaba prejudicando o acesso aos serviços ofertados pela rede pública. Por isso, para prestar uma assistência mais completa e humanizada, a Administração Municipal passa a desenvolver uma iniciativa diferente: o atendimento odontológico domiciliar.

- PUBLICIDADE -

Sete equipamentos móveis foram adquiridos pela Prefeitura de Criciúma, possibilitando realizar diferentes tipos de intervenções sem que esses pacientes saiam de casa. “Com esses consultórios odontológicos portáteis, o dentista consegue fazer o procedimento básico, que também faz na unidade de saúde, em qualquer local”, comenta o coordenador municipal de Saúde Bucal, Deivid Freitas.

Entre os procedimentos que passam a ser feitos também de forma domiciliar está restauração, remoção de tártaro, profilaxia e cirurgias e extrações mais simples. “Esses equipamentos têm tudo o que há na cadeira odontológica do consultório, como aquela caneta de alta e baixa rotação, sugador, aparelho ultrassom para a remoção de tártaro e o fotopolimerizador, que é para fazer a parte de restaurações. E vai ainda um foco de luz, para que o profissional tenha uma visão melhor da cavidade bucal do paciente”, detalha.

Já os materiais utilizados, como algodão e luva, são disponibilizados pela unidade de saúde.

 

Confira a reportagem completa na edição desta quinta-feira, 18, do jornal TN. 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Criciúma

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.