Criciúma: Capacitações continuadas mantém qualidade da Defesa Civil

Cerca de sete cursos específicos da área foram feitos pelo órgão ao longo de 2019

- PUBLICIDADE -

Criciúma

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma tem a missão de proteção da vida e a redução do risco de desastres, além de ações estruturais e preparação das comunidades em áreas de risco. Pensando nisso, o órgão participou de cursos durante o ano com a finalidade de se qualificar ainda mais.

- PUBLICIDADE -

Dentro do ciclo de Gestão da Defesa Civil, encontra-se a etapa de preparação, que é o momento em que os agentes de Proteção e Defesa Civil desenvolvem atividades que possam qualifica-los nas atividades preventivas, de socorro, assistência e ainda no restabelecimento e reconstrução de cenários atingidos por desastres. Sendo responsável também pela elaboração de documentos oficiais realizados por meio de vistorias in loco.

A Diretoria de Gestão em Educação e da Coordenadoria Regional da Defesa Civil em Criciúma têm oferecido aos municípios da região, espaços de treinamento e aperfeiçoamento através de cursos que objetivam otimizar capacidades. “Os agentes que participaram das capacitações oferecidas estão mais preparados e qualificados para contribuir na construção da resiliência local e mitigação de danos nas comunidades frente aos desastres”, explicou o coordenador Regional de Defesa Civil de Criciúma, Rosinei da Silveira. “Tivemos os cursos de Geotecnia Aplicada à Defesa Civil, onde engenheiros e agentes adquiriram conhecimentos acerca da dinâmica dos solos e encostas. Já o curso de Hidrologia Básica, forneceu conhecimentos para a gestão de rios, córregos e sangas e o combate às inundações”, comentou o chefe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Criciúma (Compdec), Dioni Borba.

Confira algumas capacitações feitas pelo órgão:

27/03 a 29/03 – Redução de desastres hidrológicos (inundação, deslizamento e fluxo de detritos): monitoramento e modelagem;

17 a 20/09 – Mapeamento de risco e suscetibilidade

01 e 02 /10 – Mapeamento de perigo a movimentos gravitacionais de massa

08 e 09/10 – Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático

22 e 23/10 – Hidrologia Básico

13, 20 e 27/11 – Treinamento e hidrologia básica aplicada a proteção e Defesa Civil

18 e 19/11 – Curso apara implementação e operacionalização da Defesa Civil Municipal

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.