Cocal do Sul: Dive confirma óbito por meningite

Mulher, de 45 anos, morreu na manhã desta quinta-feira, 27. Bactéria que desencadeou a doença não é transmissível

- PUBLICIDADE -

Cocal do Sul

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) confirmou, no fim da tarde desta quinta-feira, 27, a morte de uma paciente de Cocal do Sul que foi diagnosticada com meningite bacteriana. A mulher, de 45 anos, estava internada em um hospital de Criciúma e foi a óbito na manhã desta quinta-feira. Ela tinha comorbidades, que são outras doenças associadas.

- PUBLICIDADE -

Conforme a diretoria, o diagnóstico foi de meningite causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo), que não é transmissível. “Ela faz parte da flora normal do corpo humano, ou seja, todo mundo tem. No entanto, se a pessoa tem uma sinusite ou amidalite, por exemplo, o estado de saúde dessa pessoa pode se complicar e levar a essa meningite”, explica a nota divulgada pela assessoria de imprensa da Dive/SC.

Tipos diferentes

No comunicado, a diretoria reforça que a morte não foi provocada pela Neisseria Meningitidis (meningococo), que é transmissível e pode causar surtos. Por isso, o número oficial de óbitos registrados pelo órgão em 2019 continua três. Eles foram registrados em Lages, Jaraguá do Sul e Imbituba.

Paciente diagnosticado na região

Nesta semana, outro caso de meningite por pneumococo foi confirmado no Sul de Santa Catarina. O paciente é um menino, de seis anos, que reside em Balneário Gaivota. Até o último comunicado da Dive, na terça-feira, 25, a criança permanecia internada e em estado estável.

Assim como no caso de Cocal do Sul, o registrado no Extremo-Sul também não exigiu medidas de prevenção com quimioprofilaxia (uso de medicamentos para evitar a infecção em pessoas que tiveram contato com o paciente).

Recomendações

A orientação é para que a população adote hábitos saudáveis e medidas básicas de higiene, como lavar frequentemente as mãos, manter ambientes arejados, evitar aglomerações e ter a carteira de vacinação em dia, especialmente em relação às crianças.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Cocal do Sul

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.